Mensagem do Presidente
Caros Colegas da SOLP
Vamos comemorar em Coimbra os nossos 10 anos, o que tem um significado simbólico importante não só pela efemeride em si, mas sobretudo pelo percurso, muito feito de boas vontades, empenhamento e sobretudo contribuição para a melhoria da prestação ortopédica nos Países lusófonos.
A participação ”no terreno” em muitas iniciativas de natureza assistencial e formativa por muitos de nós, tem tido como reflexo muito positivo a criação de um clima fraterno e profícuo com os nossos Colegas que trabalham em África.
Queremos alargar este fórum também à Guiné Bissau que tem estado pouco representada por razões logísticas e locais, e ao longínquo Timor-Leste.
Falamos sempre de dificuldades porque elas de facto existem e sentimo-las permanentemente, mas há que manter este ideal e acreditar que estamos a participar de uma forma aberta e muito generosa para a melhoria dos cuidados ortopédicos na África de língua portuguesa.
Alguma coisa se tem feito, mas muito está ainda por fazer e o meu apelo é que apoiem, contribuam e acreditem na SOLP.
A SPOT é indispensável no apoio continuado que nos tem dado e que tem permitido a nossa visibilidade e todo o apoio logístico. Agradecemos fraternamente todo o empenhamento da SPOT e em particular dos seus Presidentes nesta causa.
O Prof. António Oliveira aceitou coordenar o espaço ciêntifico e vamos ter contributos africanos naturalmente, mas também do Brasil, mostrando-nos que às vezes com muito pouco é possível fazer muito!
Contamos com todos vós!
Um abraço do
Jacinto Monteiro

Mandato 2017
Direção:
Presidente: Prof. Jacinto Monteiro (P)
Membros:
Drs. Jorge Coutinho (P)
Rui Dias (P)
Tito Rodrigues (CV)
Fernando Almeida (CV)
Graciano Cardoso (CV)
Francisco Cândido (M)
António Assis (M)
Mattias Shmauch (M)
Guilhermino Joaquim (A)
Sandra Pereira (A)
Fernando Dias dos Santos (A)
Celso Matos (S. Tomé e Príncipe)
Assembleia Geral:
Carlos Arruda (P)
José Langa (M)
Marcos Musafir (B)
Conselho Fiscal:
José Sérgio Franco
Luís Filipe Costa Neves
Jeremias Ernesto
8º Congresso da SOLP
Rio de Janeiro, Brasil
Este ano, o 8º Congresso SOLP irá ser um evento satélite do 50º CBOT, e realizar-se-á no Rio de Janeiro, Brasil.
Em breve divulgaremos mais informação sobre o mesmo.
Esperamos poder contar com todos !
A Comissão Organizadora
7º Congresso SOLP
Programa Final do 7º Congresso SOLP
Comissão Científica
Presidente da Comissão Científica do 7º Congresso SOLP:
Prof. Doutor António Oliveira

Mapeamento das necessidades existenciais e de formação
conteúdo disponível brevemente
Tratamento dos pés botos pelo Método de Ponseti
conteúdo disponível brevemente
Ficha Membro SOLP
Preencha o ficheiro anexo e envie-o por e-mail para solp.geral@gmail.com
Ficha de Membro SOLP
Contactos
Submissão de Resumos
Inscrições
- Inscrições deverão ser feitas até ao dia 22 de Março
Datas Importantes
- Prazo para submissão de resumos: 31 Março de 2009
- Data do 1º Congresso SOLP: 29 e 30 de Abril 2009
Programa final
Mensagem da Comissão Organizadora Local
Bem Vindos à Cidade de Maputo
Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique e é também conhecida como a cidade das Acácias.
Localiza-se no Sul do País, na margem ocidental da Baía de Maputo.
Foi fundada em 1782, na forma de uma feitoria com o nome de Lourenço Marques. Em 1877 foi elevada a vila e em 10 de Novembro de 1897 a Cidade.
Após a independência de Portugal, em 1975, a Cidade passou a chamar-se Maputo, um nome que parece ter a sua origem num antigo e feroz chefe tribal da zona, Maputo.
Maputo é um cadinho de culturas, com uma forte influência da África do Sul; as culturas bantu e portuguesa são dominantes, mas também se notam influências árabes, da índia Oriental e chinesas.
A gastronomia é muito elaborada, especialmente devido às heranças portuguesa e muçulmana, com predominância de peixes e mariscos.
Formulário para submissão de resumos
Programa preliminar
Pacotes de Viagem e Estadia
Formulário Oficial de Visto
Pacote de Viagem e Estadia É necessário visto que poderá tratar directamente na:
Embaixada de Moçambique em Lisboa
Av. De Berna, 7 – 1050-036 Lisboa
Tel: 217 971 994
Fax: 217 932 720
Horário: dias úteis das 09h30 às 13h30
A agência poderá encarregar-se da obtenção dos vistos. Contacto
meetingpoint@netcabo.pt Devido à proximidade do congresso agradecemos o envio dos pedidos até ao próximo dia 5 de Março.
Para mais informações, por favor contacte a Agência Oficial.
Ficha de Inscrição
Ficha de Inscrição
Fotos do Congresso
Cooperação com os PALOP
Regulamento da Bolsa SOLP
3º Congresso SOLP
Programa final
Fotos do 3º Congresso SOLP
4º Congresso SOLP
5º Congresso SOLP
Caros membros da SOLP:
Caros colegas da SPOT:
Este ano a Sociedade Ortopédica de Língua Portuguesa – SOLP, vai realizar o seu V Congresso a 2 de Novembro, no Algarve, Hotel dos Salgados, integrado no XXXIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia - SPOT.
Fundada em 2007 por um conjunto de ortopedistas de diversos países lusófonos reunidos por iniciativa da SPOT, a SOLP tem vindo a desenvolver-se de forma sustentada, tendo já realizado congressos no Mindelo (2009), Maputo (2010), Rio de Janeiro (2011) e Luanda (2012), consolidando o seu estatuto de Sociedade científica internacional com uma diversificada expressão cultural e de desenvolvimento tendo a riqueza maior de uma língua comum.
Ao longo dos ainda curtos anos da sua existência, a SOLP conseguiu, de forma consistente, projectar a sua utilidade reforçando os laços de cooperação e amizade entre ortopedistas dos diversos países que representa, colocando no terreno as vontades e os saberes que podem fazer a diferença, encontrando nos resultados do programa de tratamento do pé boto já alcançados em Cabo-Verde, Angola e Moçambique, uma clara prova da concretização desse objectivo, visível nas centenas de crianças tratadas e assim poupadas a uma vida com as desvantagens e o estigma da deformidade.
Depois do seu encontro fundador, este será o primeiro congresso da SOLP realizado em Portugal. O seu tema nuclear - Infecções os osteo-articulares graves - reflecte, para além da sua importância intrínseca, a preocupação com o carácter epidémico e particularmente agressivo das infecções do aparelho locomotor em alguns países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).
Para além da sessão que agregará comunicações sobre esse tema, constará também do programa científico do V Congresso da SOLP, - e para além das intervenções institucionais dos representantes dos diversos países (Angola, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal, S.Tomé e Príncipe) e do Prof. Nouar, presidente da Association des Ortopédistes de Langue Française (AOLF) - , o balanço do programa da SOLP de tratamento dos pés botos pelo Método de Ponseti, e dois períodos dedicados exclusivamente a comunicações livres para os quais solicitamos desde já a participação de todos os colegas.
Os resumos deverão ser enviados para solp.geral@gmail.com até ao dia 20 de Setembro de 2013, havendo um prémio para a melhor comunicação.
Durante a estadia no Algarve, reunir-se-á também a Assembleia Geral da SOLP, onde serão discutidos alguns pontos dos estatutos, definidos os objectivos e eleitos os órgãos directivos para o próximo mandato.
Com a vossa empenhada colaboração, não tenho dúvidas de que o V Congresso da SOLP atingirá o êxito das suas melhores edições, de que é justo salientar a realizada do ano passado, em Luanda, organizada em conjunto com o I Congresso da SAOT (Sociedade Angolana de Ortopedia e Traumatologia), pela elevada expressão social e científica que alcançou.
Estou certo de que também a SPOT, orgulhosa do papel desempenhado na fundação, apoio e desenvolvimento da SOLP, tudo fará para desempenhar com brio o seu papel de Sociedade anfitriã.
Como actual presidente e em nome dos seus órgãos directivos da SOLP e do Prof. Jacinto Monteiro, presidente da Comissão Científica, aqui vos deixo o convite a estarem presentes e participarem activamente, no V Congresso, contribuindo com a vossa experiência e conhecimento nas diversas áreas da patologia do aparelho locomotor para o enriquecimento do seu programa.
Espero, pois, que nos possamos voltar a encontrar em Novembro, no Algarve.
Com amizade
Jorge F. Seabra
Bolsa SPOT para especialista dos PALOP
Programa do V Congresso SOLP - 2 de Novembro 2013
Cartaz
III CAOT - Congresso Angolano de Ortopedia e Traumatologia
6º Congresso SOLP

Caros colegas:
A Sociedade Ortopédica de Língua Portuguesa - SOLP vai organizar o seu VI Congresso nos próximos dias 22 e 23 de Maio de 2015, na ilha do Sal, Cabo Verde.
O tema central do VI Congresso é "Fracturas expostas" e, para além de conferências e Comunicações livres sobre outros temas, haverá as habituais sessões de balanço dos diversos programas assistenciais e científicos da SOLP - Tratamento dos pés bôtos pelo método de Ponseti, Infecções osteoarticulares graves e Organização e tratamento dos traumatismos vertebro-medulares.
Mais indicações (em constante actualização), encontram-se no site - www.solp.comunidades.net onde os colegas se poderão registar e enviar os resumos das comunicações científicas ou posters, pedindo-se que enderecem uma cópia ao Prof. Jacinto Monteiro, Presidente da Comissão Científica do VI Congresso da SOLP - jmmonteiro@netcabo.pt
As propostas de viagem e estadia lá apresentadas por duas agências têm ainda apenas carácter indicativo, estando a ser negociadas as condições definitivas que serão divulgadas proximamente. Os colegas devem, contudo, contactar pessoalmente estas ou outras agências, caso queiram programar condições específicas.
Contando com o apoio do Presidente da SPOT, Prof. António Oliveira, e em nome do Dr. Fernando Almeida, da Cidade da Praia, Cabo Verde, Presidente da Direcção da SOLP temos o gosto de vos transmitir o presente convite apelando à vossa participação activa no VI Congresso, certo de que ele constituirá mais um valioso contributo para o estreitamento das relações pessoais e científicas dos ortopedistas dos diversos países e territórios que falam a língua portuguesa.
Dr. António Garruço
Dr. Humberto Paixão
Prof. Jacinto Monteiro
Dr. Jorge F. Seabra
Dr. Rogério Palma Rodrigues
Dr. Rui Dias
(Membros dos Corpos Directivos da SOLP e do Grupo da SPOT de colaboração com os PALOP)