Disponível Brevemente

Mensagem do Presidente

 

Biénio 2019-2020 – Um novo rumo face ao futuro

 

Tomou posse no último dia útil do mês de março a nova Direção da SPOT, que orientará os seus destinos durante os próximos 2 anos.

Com um imenso orgulho, mas cientes da dimensão, relevância e dificuldade da missão que abraçámos, sentimo-nos imbuídos da determinação indispensável para “levar a nau a bom porto”.

Em abono da verdade, importa referir que esta direção já iniciou as suas funções muito antes da tomada efetiva de posse.

De facto, entretanto:

1-      Obtivemos a classificação de “compliant” para o nosso congresso de Troia – 2019, estando já em preparação o mesmo processo para o congresso de Braga – 2020.

2-      Iniciámos os estudos científicos que serão motivo de destaque nos dois próximos congressos

3-      Pudemos confirmar as presenças das sociedades convidadas nos congressos de 2019 (American Academy of Orthopedic Surgeons - AAOS) (sociedade americana) e no de 2020 (Schweizerische Gesellschaft für Orthopädie und Traumatologie – SGOT) (sociedade Suiça)

4-      Após uma nossa proposta potenciada e sustentada na qualidade cientifica evidenciada pela comunidade ortopédica nacional, através de uma listagem de artigos publicados em revistas de prestigio nos últimos 3 anos, conseguimos que a EFORT concedesse à SPOT a organização de um simpósio de 90 minutos, que decorrerá na sala principal do EFORT 2019 em parceria com a European Spine Society - EUROSPINE

5-      Definimos o programa do fórum EFORT para o congresso de 2019, entretanto já aprovado por essa organização.

6-      Representámos a SPOT na reunião anual da American Academy of Orthopedic Surgeons - AAOS.

Como se constata facilmente, recebemos o testemunho em franca aceleração de trabalho, o que certamente nos permitirá assumir esta missão sem os frequentes constrangimentos iniciais.

Parece-nos ainda importante salientar, de entre os muitos assuntos que merecerão a nossa atenção, dois que constituem motivo de primordial preocupação e urge resolver a contento.

As recentes alterações das regras do relacionamento com a indústria, que de algum modo já tiveram o seu impacto no dia-a-dia da SPOT, constituirão seguramente uma dificuldade real acrescida, com que naturalmente teremos de conviver, mas para a qual procuraremos encontrar a melhor solução face aos interesses da SPOT e dos seus sócios. No entanto, em nenhuma circunstância hipotecaremos o que consideramos ser um património inalienável da nossa sociedade. Referimo-nos à integridade, à lisura e transparência de processos e procedimentos, aos princípios éticos, à igualdade de oportunidades para todos os sócios. Em suma, a tudo o que contribua para manter a harmonia funcional da SPOT, enquanto sociedade de todos e para todos os ortopedistas, bem como o seu intocável bom nome institucional. Sabemos que este propósito constituirá globalmente uma idêntica preocupação dos nossos parceiros na indústria, face à SPOT e às suas próprias empresas, pelo que estou certo que em conjunto saberemos encontrar as plataformas adequadas de cooperação, no respeito integral destes como de todos os princípios considerados prioritários por ambas as partes.

Quanto às representações da nossa sociedade, consideramos que se deve claramente separar o que constitui uma representação da Direção da SPOT, naturalmente a cargo dos elementos que a constituem, daquilo que constituirá uma representação científica da nossa sociedade, a ser realizada por um dos seus sócios, membro ou não da direção, mas sempre detentor do “know-how” específico necessário para nos representar de forma condigna e eficaz.

Defenderemos intransigentemente a SPOT e os seus sócios, certos da sua qualificação científica, ética e moral, mas contando com o apoio indispensável de todos para a persecução dos nossos ambiciosos objetivos.

Agora é hora de “arregaçar as mangas” e enfrentar com ânimo os inúmeros afazeres que nos esperam, tranquilizados pela “companhia” de todos e unidos pelo mesmo espirito em prole da nossa Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

 

Até breve,

 

Guimarães Consciência

Pesquise no nosso site
Recuperação Password
voltar
Recuperar
Login
Esqueceu a sua password?
Procura um médico?
Informação aos doentes
Toda a informação que procura , está aqui.
Contactos
Rua dos Aventureiros
Nº 19 B
Parque das Nações
1990-024 Lisboa - Portugal
Tel. +351 21 895 86 66
Tlm. +351 93 812 79 79
Fax +351 21 895 86 67
Emails:
Geral: spot@spot.pt
Direcção: direccao@spot.pt
Agenda
Tem dúvidas?
2019 © Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia