O 5.º webinar dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), subordinado ao tema “Biomecânica – Princípios Básicos de Correção de Deformidades do Membro Inferior – análise, planeamento e execução”, que se realizou a 10 de outubro, teve um grande número de participantes. Além dos internos da SPOT e membros da Secção do Pé e da Sociedade Portuguesa do Pé e Tornozelo, estiveram também presentes vários membros da Sociedade Portuguesa de Biomecânica e ortopedistas de Angola e Moçambique, tendo o webinar tido um pico de assistência de 103 pessoas. A abertura desta sessão ficou a cargo de Jorge Alves, que expressou a sua satisfação com a adesão ao evento.
O foco do webinar foi proporcionar uma visão geral dos princípios básicos para corrigir deformidades nos membros inferiores, destinado a ortopedistas interessados no assunto. Os palestrantes destacaram a importância de compreender e aplicar estes princípios na prática clínica. Esta iniciativa faz parte dos esforços contínuos da SPOT para oferecer educação e oportunidades de formação aos profissionais de ortopedia em Portugal e em países lusófonos. “É uma oportunidade de estarmos a falar de uma área que nos é querida”, mencionou Francisco Flores Santos, coordenador da Secção de Biomecânica da SPOT e moderador e organizador do webinar.
Este encontro cobriu uma variedade de tópicos, incluindo a avaliação clínica de pacientes com deformidades, técnicas de osteotomia, análise detalhada destas deformidades e estratégias cirúrgicas. Foram considerados fatores como múltiplos planos, rotações, desigualdades de comprimento e condições dos tecidos ósseos e moles. A utilização de tecnologias avançadas foi destacada como uma maneira de melhorar a precisão no tratamento de condições complexas. Os participantes também destacaram a importância de radiografias adequadas e os desafios de obter imagens precisas.
Francisco Flores Santos concentrou a sua apresentação na “Avaliação Clínica” e “Deformidades complexas”, enquanto João Vide, do Hospital da Luz, se concentrou no “Plano Frontal”. Daniel Mendes, do Hospital CUF Tejo, falou sobre “No plano sagital” e “Biplanar”, para depois dar a vez a João Moreira, do Hospital SAMS, que conduziu uma apresentação sobre técnicas cirúrgicas com fixadores externos para correção de deformidades ortopédicas, como o tema “Ilizarov – como montar e aplicar”. Este último ofereceu-se, ainda, para partilhar a sua apresentação com todos os presentes, por não ter sido exposta na sua totalidade.
A SPOT demonstrou, ainda, entusiasmo em relação à série contínua de webinares “já programados até ao final de 2024, numa cadência de pelo menos um por mês” para oferecer oportunidades de formação aos seus membros e agradeceu a todos os presentes pelo seu interesse e apoio.
Francisco Flores Santos, lembrou, também, aos participantes que as inscrições para o “Shark Tank Biomecânica” estão abertas até 13 de outubro. João Vide acrescentou que esta é uma “iniciativa excelente e uma grande oportunidade para desenvolverem trabalho científico com apoio financeiro e apoio dos laboratórios.”