Mensagem do Coordenador

Dr. Francisco Flores Santos

(Coordenador 2023-2024)

Caros Colegas

Nos últimos anos temos assistido a uma evolução e dinamismo marcantes na secção de biomecânica, que passou de se dedicar quase exclusivamente à correção de deformidades com fixador externo, em particular com o fixador de Ilizarov, para a inclusão de outras áreas distintas da correção de deformidades. Nesse sentido, passou a contar com elementos de ligação representando cada uma das áreas anatomo-funcionais. Esta abertura da secção permitiu de alguma forma rejuvenescê-la, captar novo interesse e conferir-lhe um novo sentido ou propósito. Nesta sua “nova versão” foram realizados cursos de biomecânica que obtiveram grande aceitação, e no nosso último congresso, a sessão Shark Tank de Biomecânica que, uma vez mais, atraiu colegas vocacionados para várias áreas da nossa especialidade.

Em todos os momentos da sua história, a secção tem-se dedicado a esta abordagem peculiar das várias regiões anatómicas e patologias, que combina conceitos clássicos da medicina com os da física e engenharia.

Desta forma, tem condições para adotar, de forma natural, um
caracter fortemente científico que lhe permita relacionar-se de forma privilegiada com a investigação e investigadores. Esperamos reunir na nossa secção todos os que partilham esta
área de interesse – investigadores, engenheiros, terapeutas e médicos ortopedistas dedicados às várias áreas anatómicas.

Este biénio pretendemos continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido:

– Fortalecendo a presença de todas as áreas da ortopedia na nossa secção;

– Promovendo o interesse dos internos e jovens especialistas por esta abordagem da ortopedia;

– Mantendo o envolvimento e uma forte participação do grupo dedicado à correção de deformidades;

– Promovendo o contacto entre as disciplinas da Medicina e Engenharia, entre médicos e investigadores;

– Incentivando e facilitando a investigação de qualidade em ortopedia.

Os objetivos são ambiciosos, mas a evolução recente da nossa secção permite-nos ser otimistas e acreditar mesmo que, mesmo que não os cumpramos em pleno, poderemos dar
passos importantes na sua direção. Contamos com o envolvimento de todos neste projeto.

Coordenação da Secção

Biénio 2021-2022

Coordenação

  • Coordenador: Daniel Mendes
  • Tesoureiro: Manuel Resende Sousa
  • Vogal: João Vide

Responsáveis das Áreas de Interesse

  • Pé e Tornozelo: Manuel Resende Sousa, Daniel Mendes, João Vide
  • Joelho: Francisco Guerra Pinto
  • Anca: Filipe Oliveira
  • Coluna: Hélder Maurício
  • Ombro e Cotovelo: Carlos Maia Dias
  • Punho e Mão: Filipa Santos Silva
  • Correção de deformidades e reconstrução: João Moreira

Biénio 2023-2024:

Coordenadação

  • Coordenador: Francisco Flores
  • Tesoureiro João Vide
  • Vogal Daniel Mendes

Orgãos Sociais passados, selecione o ano:

História

História da Secção

Em 1981, a comunidade ortopédica recebeu a notícia, através de especialistas italianos, que nos confins da Sibéria, baseado numa teoria revolucionária de osteogénese em distracção, um professor russo chamado Gavril Ilizarov Abramovic fez crescer anões e tratou de casos de osteomielite, pseudartrose e defeitos ósseos, com resultados espetaculares, dificilmente alcançados com os métodos conhecidos na época.

Nos dez anos seguintes surgiram em vários países associações como a ASAMI (Associação para o Estudo e Aplicação do Método de Ilizarov), que contribuíram para que atualmente os métodos de Ilizarov tenham um lugar bem definido entre as técnicas utilizadas na Ortopedia e Traumatologia.

Em Portugal, o método começou a ser utilizado em 1985, por um grupo de especialistas pioneiros nesta técnica que, a 21 de fevereiro de 1987, formaram a ASAMI portuguesa, entre os quais Paulo Bettencourt, Jorge Pinto, Carlos Santos da Cunha,

Romualdo Correia, António Fernandes Costa, Inocêncio Coelho, José Morais Neves e Henrique Coelho de Castro. Desde então, foram vários os especialistas que se deslocaram a Kurgan, na Rússia, para participar em reuniões científicas e realizar estágios, quer com Ilizarov quer com o seu seguidor Shevstov. Manuel Azevedo e Nuno Craveiro Lopes, entre outros, juntaram-se, mais tarde, ao grupo.

Em 1995, Craveiro Lopes, com o acordo da direção da ASAMI portuguesa, iniciou contactos com a Direção da SPOT, no sentido de o grupo integrar a Sociedade enquanto Secção e assim se criou a 1ª Secção para o Estudo da Biomecânica do Aparelho Locomotor.

Em quase 20 anos de Secção, foram vários os colegas que se dedicaram a promover e desenvolver esta área que tem tanto de fascinante quanto complexa, envolvendo áreas tão dispares como a Medicina e a Engenharia.

Eventos


Links


Contatos e Ficha de Inscrição

Para propor-se a Membro da Secção de Biomecânica, por favor preencha o formulário e envie-o para biomecanica@spot.pt