Mensagem do Coordenador

Dr. Vitor Vidinha

(Coordenador 2025-2026)

Caros Colegas

É com entusiasmo que assumimos coordenar a secção do punho e da mão nos próximos anos. Uma área anatómica com patologia tão variada, quanto complexa, exige de nós, ortopedistas que diagnosticam e tratam doenças do punho e da mão, o compromisso de nos mantermos atualizados. Somos contemporâneos da divulgação massificada e acelerada de informação. Cabe-nos, a nós, transformar essa informação em conhecimento que nos permita cuidar melhor dos nossos doentes e desmistificar as ideias erradas feitas com que muitas vezes nos chegam ao consultório.

Ao longo dos anos a secção do punho e da mão tem desempenhado uma acção fundamental quer na formação de internos, quer na atualização de especialistas, através de cursos, reuniões clínicas e patrocínios científicos, cumprindo um dos principais propósitos para o qual foi criada. É objectivo primordial desta coordenação manter esse papel fulcral de veiculo de comunicação com outras sociedades e especialidades, sempre no sentido de proporcionar o melhor tratamento e, no final,  obter o melhor resultado.

Coordenação da Secção

Biénio 2025-2026

Coordenação

  • Coordenador: Vitor Vidinha
  • Tesoureiro: Pedro Falcão
  • Vogal: Marta Santos Silva

Biénio 2023-2024

Coordenação

  • Coordenadora: Filipa Santos Silva
  • Tesoureiro: Alexandre Pereira
  • Vogal: Carlos Ramos de Pina

Orgãos Sociais passados, selecione o ano:

História

História da Secção

Criada a 22 de Junho de 2002 e ratificada no dia 15 de novembro de 2002, a Secção para o Estudo da Patologia do Punho e da Mão foi a nova Secção científica a ser constituída no seio da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, tendo obtido os seus plenos direitos em novembro de 2004.

A sua comissão instaladora, constituída por Rui Cardoso (coordenador), João Gonçalves Carvalho, José Manuel Teixeira e Rui Lemos, conferiu a esta Secção a missão de partilha de conhecimentos, formação prática e teórica e representação da realidade da patologia do punho e da mão em Portugal.

Esta necessidade surgiu da crescente diferenciação da cirurgia da mão (que corresponde a cerca de 30% da cirurgia ortopédica nacional), sobretudo a partir da década de 1990.

Eventos


Links


Contatos e Ficha de Inscrição

Email