Traumatologia pediátrica em foco no 42º Congresso da SPOT

03/11/2023

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP), Sociedade Afiliada da SPOT, promoveu duas sessões no 42º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia. A primeira sessão abordou a traumatologia da mão em idade pediátrica.

“Esta mesa de Traumatologia de Mão Pediátrica decorreu de forma dinâmica, com muita qualidade científica, com palestrantes de vários hospitais e com participação ativa de toda a plateia, permitindo um diálogo entre todos os intervenientes”, resumiu Mafalda Santos, coordenadora da SPOP.

Depois de revistos os conceitos gerais, abordou-se a avaliação clínica e imagiológica da criança com lesão traumática da mão. Seguiram-se seis preleções que aprofundaram as fraturas nas falanges distal, proximal e intermédia, bem como no carpo e nos metacarpianos, e as lesões ligamentares dos dedos e tendinosas. Como oradores, a SPOP contou com um vasto leque de ortopedistas pediátricos e especialistas na área da mão.

Na segunda sessão, o foco recaiu sobre a apresentação de casos clínicos de traumatologia pediátrica oriundos de seis hospitais de diferentes pontos do país.

“Foram apresentados casos complexos e passíveis de complicações, promovendo a discussão entre os colegas da assistência e os convidados estrangeiros, o Prof. Pierre Lascombes e o Prof. Pierre Journeau. Este momento de troca de experiências e aprendizagens constituiu uma nova forma de promover e divulgar a ortopedia infantil”, destaca Mafalda Santos.

Seguiu-se um momento intitulado “O melhor do ano da SPOP”, no qual foram apresentados os quatro melhores trabalhos científicos premiados nos eventos científicos da SPOP, realizados entre janeiro e agosto de 2023. A saber: “Dificuldades no tratamento de uma agenesia do perónio”; “The role of the van nes rotationplasty in endoprosthetic infection”; “Impacto do tratamento com tala de Pavlik no desenvolvimento motor de crianças com DDA: estudo prospetivo”; “Impressão 3D no tratamento das deformidades complexas do pé e tornozelo pediátrico: um contributo para melhor pensar e executar”.