3.º Meeting de Casos Clínicos da Secção de Coluna: a patologia tumoral da coluna vertebral em destaque

3.º Meeting de Casos Clínicos da Secção de Coluna

O 3.º Meeting de Casos Clínicos da Secção de Coluna da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) irá ocorrer no próximo dia 25 de março, no Hotel Vintage House, no Pinhão. A primeira sessão de casos clínicos ocorreu em 2018 e a segunda edição em 2019. Com o surgimento da pandemia, o encontro foi adiado para o próximo sábado.

Pedro Varanda, responsável pelo encontro, revela quais os objetivos do mesmo. “Pretende-se um dia de convívio entre os cirurgiões de coluna, fora dos ambientes habituais, de forma mais informal e numa reunião mais restrita. Como regra para participar definimos o “no case, no come”, o que quer dizer que só vem quem vier apresentar e discutir os seus casos clínicos. Outra característica deste evento é subordinar os casos a um tema que desta vez é a Patologia Tumoral da Coluna Vertebral e ter um convidado, considerado referência internacional no tema. Desta feita temos a honra de ter connosco o Stefano Boriani, um dos cirurgiões de coluna mais relevantes de sempre neste tema. Será um privilégio assistir às suas palestras e ouvi-lo comentar os casos clínicos”.

Subordinados ao tema principal, os casos irão estar relacionados com as seguintes vertentes:  tumores primários, lesões metastáticas, tipos de tratamento, técnicas cirúrgicas e inovações nesta área. Pedro Varanda revela que existirão dois conjuntos de casos. “Um conjunto que decorre do envio espontâneo de casos dos diferentes Serviços e Hospitais de todo o país. Destes foram avaliados e selecionados 12, pelos elementos da Secção de Coluna. O melhor deles será apresentado no Congresso Nacional da SPOT. Outro conjunto de casos diz respeito a casos trazidos por cirurgiões considerados referência nacional no tratamento desta patologia e que são convidados da Secção”, explica.

São esperados cerca de 30 cirurgiões a participar ativamente nesta edição, portanto, sendo uma reunião mais restrita, o responsável assume que pretende “promover uma discussão mais informal dos casos e, por isso, mais rica e viva. Além disso, as pessoas presentes estão sempre muito motivadas e especializadas no tema, o que torna a reunião muito diversificada, sendo um verdadeiro momento de aprendizagem para todos os envolvidos. Debater casos, opções de tratamento e técnicas cirúrgicas, presencialmente com Stefano Boriani num ambiente de proximidade será, de facto, uma oportunidade única”.

Este evento é pensado para todos os especialistas ou internos de Ortopedia com interesse na patologia tumoral da coluna vertebral.