3.º módulo do Programa de Formação em Cirurgia da Mão bem-sucedido

3.º módulo do Programa de Formação em Cirurgia da Mão

Nos dias 30 de junho e 1 de julho foi realizado, em Leiria, o 3.º módulo do Programa de Formação em Cirurgia da Mão, organizado pela Secção de Patologia do Punho e Mão da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

Filipa Santos Silva, coordenadora da Secção de Punho e Mão da SPOT, fez o balanço.

“Nestes cursos, o que pretendemos é ir, dentro de cada área, dos conteúdos mais básicos até às complicações e resolução das mesmas. Os objetivos teóricos e práticos foram cumpridos. Ficámos muito satisfeitos com o curso”, revelou. A iniciativa, que contou sempre com os mesmos 20 internos desde o 1.º módulo, tem abordado temas diferentes, no entanto, a evolução “é claramente positiva”.

Relativamente ao feedback tido por parte dos participantes, a coordenadora afirmou que “os formandos têm adorado, praticam incansavelmente nas peças e mantém-se estoicos nas teóricas apesar dos inevitáveis atrasos. A participação e feedback das casas comerciais tem sido muito positiva, porque esta iniciativa lhes permite demonstrar na prática todas as características e benefícios dos seus produtos. Permite também aos formandos ter contacto com os materiais disponíveis no mercado, permitindo eleger a melhor solução para os seus doentes”.

“O nosso objetivo inicial era que este plano formativo fosse repetido e pudéssemos voltar ao 1.º módulo em 2025. Ainda não temos claro como o vamos fazer, mas mantemos o desejo de cumprir esse objetivo”, concluiu Filipa Santos Silva.