25/03/2025
A 4.ª edição do InOrtopedia – Curso de Introdução à Ortopedia revelou-se um grande sucesso, superando amplamente as expectativas da organização. O evento contou com uma componente teórica e prática bem estruturada, promovendo a integração e formação dos novos internos de Ortopedia.
João Diogo Silva, médico interno de Ortopedia da ULS Região de Leiria e representante da Região Centro da CISPOT, fez um balanço positivo do evento: “A 4.ª edição do InOrtopedia foi um verdadeiro sucesso, tendo superado largamente as nossas expectativas. Tanto a componente teórica como a prática decorreram de forma exemplar, com grande envolvimento dos participantes e formadores.”
Um dos momentos mais marcantes do evento foram as sessões práticas realizadas em Braga, nos dias 21 e 22 de março. Segundo João Diogo Silva, essas sessões “consolidaram os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas e proporcionaram um ambiente propício ao networking entre internos e formadores”, um fator essencial para o futuro profissional dos participantes.
A edição deste ano do InOrtopedia contou com a participação de 55 médicos internos do 1.º ano da formação específica em Ortopedia e com o envolvimento ativo de 34 formadores, entre especialistas e internos mais experientes. O feedback dos participantes foi extremamente positivo. “Valorizaram particularmente a qualidade das sessões, a proximidade com os formadores e a organização global do curso”, afirmou o médico.
O curso tem como objetivo proporcionar uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos aos novos internos, além de os integrar na comunidade ortopédica nacional. De acordo com João Diogo Silva, os objetivos foram plenamente atingidos: “Os novos internos saíram do curso com uma base teórica mais robusta e com maior confiança na execução de gestos técnicos básicos. Também ficaram com uma noção mais clara do percurso formativo que os espera e com contactos importantes para a sua formação”.
A organização agradeceu à Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), ao Colégio da Especialidade de Ortopedia da Ordem dos Médicos e à Alumni Medicina da Universidade do Minho pelo apoio na concretização do evento, assim como aos patrocinadores que contribuíram para o seu sucesso. “Esperamos que a próxima edição consiga manter — ou até superar — o sucesso desta!”, concluiu João Diogo Silva.