6.ª edição do Fórum das Ordens Profissionais destaca desafios da Saúde em Portugal com a presença da SPOT

6.ª edição do Fórum das Ordens Profissionais destaca desafios da Saúde em Portugal com a presença da SPOT

A 6.ª edição do Fórum Ordens Profissionais, realizado no Estufa – Monsanto Secret Spot, em Lisboa, no dia 28 de novembro, contou com a presença da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). O evento, organizado pela Ageas Seguros em parceria com a Ordem dos Médicos, reuniu especialistas e líderes da área da saúde que discutiram questões cruciais sobre a saúde pública e o crescimento dos grupos de saúde privados, com foco na melhoria da saúde da população portuguesa. Camilo Lourenço, moderador das mesas redondas, abriu o evento ao lado de Fernando Santos, da Ageas.

De tema “A Saúde em Portugal: desafios e oportunidades”, o Fórum discutiu a situação atual do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Foram mencionados desafios, assim como as suas conexões com os fatores socioeconómicos e demográficos do país, e houve destaque para a necessidade de apoiar os profissionais de saúde, considerado o crescente investimento no setor e os obstáculos enfrentados na gestão dos recursos humanos. Os debates também contemplaram temas como a administração dos serviços de saúde, mencionando a necessidade de medidas de gestão concretas para garantir a sua sustentabilidade e de investir em tecnologia.

A conferência reuniu personalidades como Maria de Belém Roseira e Adalberto Campos Fernandes, ex-ministros da Saúde, e Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, para debater os desafios enfrentados na saúde portuguesa. A discussão sobre a relevância dos Grupos de Saúde Privados contou com a participação ativa de José Fragata, do Hospital CUF Tejo, José Gomes, da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal, Rui Diniz, CEO da CUF, e Sara Fernandes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.