Webinar destacou desafios clínicos e médico-legais na patologia da coluna vertebral

16/09/2025

No passado dia 15 de setembro realizou-se o webinar “Patologia da Coluna e Implicações Médico-Legais”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, via Zoom.

A sessão teve uma breve introdução de Francisco Lucas, coordenador da SEML da ULS Coimbra, e contou com a participação do especialista de referência na área da coluna, Luís Teixeira.

A discussão abordou lesões da coluna no contexto laboral, com destaque para o diagnóstico, tratamento e desafios legais. Luís Teixeira explicou que a cirurgia deve ser reservada para casos graves, reforçando a importância da avaliação clínica, da ressonância magnética e da fisioterapia. Também ficou claro que a dor lombar é uma das principais causas de afastamento de trabalho e que são necessários programas de reabilitação mais completos. “Este jogo entre o médico, o sinistrado e a terceira entidade é sempre difícil de fazer. Cabe aos peritos ter a noção de que é difícil interpretar este tipo de resultados dos próprios doentes”, salientou o especialista.

No debate, moderado por Cristina Varino Sousa, as dúvidas dos participantes deram origem a questões sobre a perícia médica e o papel das seguradoras. Ao esclarecer as dúvidas, Luís Teixeira reforçou que o compromisso do médico deve ser sempre com o doente. “Embora eu compreenda que as seguradoras muitas vezes não queiram reconhecer situações, pelo abuso de grande parte dos sinistrados, também é verdade que o médico tem, por obrigação legal e por juramento, o dever de estar ao serviço do doente e não de qualquer entidade”, concluiu.

O encontro terminou com uma reflexão sobre a ética e objetividade na prática médica, destacando a importância de colocar sempre o doente no centro das decisões e de valorizar as opções de reabilitação e tratamento.