Especialistas analisam papel dos gémeos digitais na Ortopedia

03/10/2025

O webinar “Imprescindível Saber sobre Gémeos Digitais para Aplicações Musculoesqueléticas”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), decorreu via Zoom, no passado dia 30 de setembro. O encontro, moderado por Pedro Diniz e João Pedro Oliveira reuniu especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre o papel dos gémeos digitais na ortopedia.

Pedro Diniz arrancou com uma visão geral sobre o tema, explicando como os gémeos digitais podem melhorar os cuidados de saúde com simulações baseadas em dados. Sublinhou ainda a importância da inteligência artificial e da validação rigorosa, lembrando que “a verificação e validação nos gémeos digitais garantem a precisão e a fiabilidade dos modelos”.

Carlos Quental destacou os modelos musculoesqueléticos e modelos de elementos finitos, responsáveis por simular o movimento humano. “Estes modelos permitem criar gémeos digitais que ligam o movimento externo às respostas internas, contribuindo uma compreensão mais profunda da função”, acrescentou.

Bernd Grimm abordou a evolução e aplicações desta tecnologia, sublinhando tanto o seu potencial como os riscos associados. “Existem desafios que incluem a privacidade dos dados, questões éticas, aceitação pelos doentes, validação, complexidade tecnológica e impacto económico”, enumerou.

Já Daniel Lopes falou das interfaces médicas e da realidade estendida (XR), com destaque para as dificuldades durante a implementação. Para o especialista, os principais desafios passam por “criar redes de profissionais de saúde, ultrapassar barreiras linguísticas e transformar ideias gerais em práticas concretas”.

A concluir, Jácome Pacheco transmitiu uma perspetiva cirúrgica, reforçando o papel dos gémeos digitais na simulação de cenários complexos. “Precisamos de melhorar o uso do software, construir bases de dado partilhadas, promover a aprovação regulatória e criar confiança nas previsões”, terminou.

O webinar encerrou com um debate entre os palestrantes, sublinhando que os gémeos digitais têm potencial para transformar a Ortopedia, embora existam desafios a ultrapassar.