45.º CNOT abre com forte representação nacional e internacional e apelo à união da Ortopedia

05/11/2026

A sessão de abertura do 45.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia ficou marcada pela presença de várias figuras notáveis: Francisco Lucas Matos, da Direção Executiva do SNS; Nuno Diogo, em representação do Bastonário da Ordem dos Médicos; e Susana Costa, em representação da Presidente da Secção Sub-Regional de Faro da OM. Além disso, estiveram presentes todos os representantes das sociedades internacionais: da Società Italiana di Ortopedia e Traumatologia (SIOT), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); da Sociedad Espanola de Cirugía Ortopédica e Traumatología (SECOT), da Federación Mexicana de Colegios de Ortopedia y Traumatología (FEMECOT); da Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie (SICOT); e da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).

“O mais importante não é a ciência, mas o contacto com outros países e a partilha com outras sociedades”, começou por dizer Paulo Felicíssimo, presidente da SPOT. “O que temos feito é preparar a Sociedade para tudo o que está para vir. A SPOT só funciona com todas as suas Secções e Sociedades. Temos a necessidade de agregar todos. O que queremos é que o nosso Congresso valha a pena”.

O tema do Congresso deste ano é “Organização e Modelos de Gestão em Saúde – Que futuro?” e a mesa-redonda é subordinada ao tema “Referenciação Interhospitalar de Doentes Complexos”.

O 45.º CNOT tem, até à data de hoje, mais de 1200 participantes presenciais, mais de 400 online e 175 inscrições em cursos pré-congresso.