Abordagem integral da escoliose idiopática

06/06/2024

No dia 4 de junho realizou-se o Webinar SPOT – Imprescindível a Saber sobre Escolioses Idiopáticas, na plataforma ZOOM, entre as 18h00 e 20h00. A organização foi da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e moderação de João Campagnolo, do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, e de Jorge Alves, da Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa, em Penafiel.

A sessão contou com o apoio da Medtronic e simbolizou também o arranque a edição deste ano da campanha “Josephine Explica a Escoliose”, sendo o seu coordenador João Campagnolo que fez a abertura da sessão, agradecendo à presença e patrocínios angariados.

“Estamos no mês de junho, o mês onde se celebra o Dia Mundial da Escoliose, a 27 de junho e, por esse motivo, tivemos a ideia de criar este webinar, inserido na série de webinares que a SPOT tem vindo a promover”, acrescentou Jorge Alves.

De seguida, Nuno Lança da ULS Santa Maria, em Lisboa, abordou a definição e etiologia das escolioses idiopáticas, seguindo-se Pedro Jordão, do Hospital D. Estefânia, em Lisboa, que se focou na história natural e importância da deteção precoce de escolioses.

O tema da história clínica e exame objetivo foi abordado por André Pinho, da ULS S. João, no Porto, revendo mais concretamente os parâmetros que devem ser valorizados. A avaliação imagiológica foi a questão abordada por Nuno Alegrete, do Hospital CUF Porto, o tratamento conservador antes da indicação para coletes por Marta Silva, fisiatra da ULS São José, em Lisboa, e os critérios de referenciação para consulta de especialidade por Pedro Fernandes, ULS Santa Maria, em Lisboa.

Foi ainda dinamizada uma discussão entre participantes e especialistas, sendo conduzida por Nelson Carvalho, da ULS São José, em Lisboa, por António Oliveira, da ULS Santo António e Tah Pu Ling, do Hospital Pediátrico de Coimbra. Por fim, Jorge Mineiro, do Hospital CUF Descobertas, fez um resumo dos principais pontos discutidos durante a iniciativa, sendo o encerramento conduzido por Jorge Alves.