Alexander Van Tongel destaca o papel dos registos médicos na Ortopedia no 42º Congresso da SPOT

Alexander Van Tongel foi um dos palestrantes convidados para o 42.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).  Participou na mesa organizada pela Sociedade Portuguesa do Ombro e Cotovelo (SPOC) sobre o tema “Lesões da Esterno-Clavicular: A articulação esquecida”, falando sobre o “Tratamento da artrose esterno-clavicular” (Sala J. Botelheiro, às 14.00h do dia 2/11) e fez uma Invicted Lecture (às 16.00h, no mesmo dia e sala), intitulada “The past, the present and the future of registration”, em que abordou tópicos com foco particular nos registos médicos ortopédicos.

Na mesa o palestrante destacou a importância da clavícula no funcionamento da cintura escapular e a necessidade de compreender a sua anatomia normal para uma melhor compreensão das patologias e das opções de tratamento. Foram, também, abordados desafios da osteoartrite degenerativa sintomática, especialmente quando a clavícula sofre subluxação anterior. “O tratamento conservador é a primeira opção, mas se falhar, a ressecção da clavícula medial pode proporcionar um bom resultado”, apontou Alexander Van Tongel.

Na Invicted Lecture abordou-se a importância dos registos médicos. “Como Ernest Codman descreveu há mais de 100 anos, o registo e a avaliação do tratamento são essenciais para otimizar o cuidado do doente. Nós, cirurgiões devemos assumir o controlo dos registos, não as empresas médicas ou o governo”, explicou.

Deste modo, o congresso forneceu conhecimentos valiosos sobre o passado, presente e futuro da Ortopedia e Traumatologia, graças à contribuição significativa de Alexander Van Tongel e de outros especialistas.

Mais informações em https://congresso.spot.pt/