04/06/2024
No dia 28 de maio de 2024, das 19h00 às 20h30 via ZOOM, decorreu o webinar “Imprescindível a Saber sobre Artrose Unicompartimental do Joelho: Do Diagnóstico ao Tratamento”, organizado pela Comissão de Internos da SPOT (CISPOT), com foco na artrose unicompartimental do joelho.
O webinar contou com a moderação de duas figuras proeminentes na área da Ortopedia: João Gamelas, presidente da SPOT, e Paulo Ribeiro de Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia do Joelho da SPOT (SPEJ).
João Afonso Martins, representante da Zona Norte da CISPOT, deixou uma mensagem inicial: “Queria agradecer a todos os inscritos por fazerem desta iniciativa um sucesso, sendo, até à data, o webinar da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia com maior número de inscritos.”
Na primeira parte da sessão foram abordadas as próteses unicompartimentais do joelho por João Lobo, Assistente Hospitalar De Ortopedia e Membro da Unidade Funcional do Joelho da ULS S. João, detalhando os critérios, indicações técnicas e resultados esperados, com menção a questões como o crescimento e hot topics.
João Lobo mencionou que a literatura existente sobre este tema não é muito vasta, contudo, teve a preocupação de agrupar referências de todo o mundo, para que o debate fosse completo e inovador. Deste modo, o orador começou por reforçar a importância desta técnica: “A unicompartimental do joelho relativamente à prótese total do joelho preserva os cruzados e o joelho natural, tem menor morbilidade, uma taxa elevada de sobrevivência a longo prazo, funcionalidade superior e fácil integração na Cirurgia Ambulatória.”
De seguida, foram colocadas em reflexão as indicações e o planeamento das osteotomias, bem como o momento ideal para a realização de osteotomia femoral, tibial ou dupla, com o contributo de Levi Reina Fernandes, da CUF Santarém/ CUF Leiria. “Preparei uma apresentação que gostaria que os participantes levassem diretamente para a sua prática clínica, no que diz respeito a dicas e formas de abordar os doentes. É importante fazer um bom planeamento e técnica cirúrgica para depois obtermos o resultado esperado”, afirmou, ao rever as várias fases e problemáticas associadas a esta cirurgia conservadora do joelho.
Além das apresentações, houve espaço para uma discussão final, permitindo a interação entre os participantes e os especialistas, onde o presidente da SPOT aproveitou para felicitar a mobilização dos profissionais de saúde presentes. “É muito importante que as estruturas tenham estas iniciativas e contribuam com temas e eventos para aquilo que é o universo da SPOT”.