Regulamento
O Prémio Dr. J. M. Espregueira Mendes destina-se a galardoar o melhor trabalho científico na área da anátomo-fisiopatologia do joelho, apresentado anualmente.
1) São candidatos os trabalhos científicos na área da patologia do joelho, entregues à Direcção da Secção de Patologia do Joelho da S.P.O.T., para esse fim.
2) Os trabalhos acima referidos podem consistir em:
a) Artigos ou outros trabalhos, publicados ou aceites para publicação no ano a que se refere o prémio, na revista da S.P.O.T., ou noutra revista de Ortopedia, nacional ou não, que conste do Índex Medicus.
b) Comunicações orais apresentadas em Congressos ou Jornadas de nível nacional ou internacional, desde que transcritos em documento em que o conteúdo da comunicação seja bem explícito.
c) Vídeos, pôsteres ou outros tipos de comunicação, seguindo os critérios das comunicações orais.
3) O Prémio é atribuído ao 1º autor.
4) O júri é constituído pelo Conselho Consultivo, membros da Direcção da Secção de Patologia do Joelho e pelo Director do Serviço de Ortopedia do Hospital de S. João (Porto). 0 Presidente, que será o Coordenador da Secção de Patologia do joelho, tem voto de qualidade.
5) As candidaturas devem efectuar-se até 31 de Dezembro do ano a que se refere o Prémio e os trabalhos devem ter sido realizados ou apresentados neste ano.
6) 0 Prémio será atribuído até 31 de Março do ano seguinte aquele a que se refere, reservando-se o júri o direito de não o atribuir se não achar que qualquer das candidaturas é merecedora.
7) Todos os trabalhos apresentados devem ser acompanhados de três cópias seja qual for a sua forma de apresentação.
8) As situações e casos omissos neste regulamento serão decididos pelo Júri.
Prémio Dr. J. M. Espregueira Mendes A Secção de Patologia do Joelho instituiu em 1997 um prémio, para galardoar o melhor trabalho científico na área da anatomia e fisiopatologia do joelho, com o objectivo de estimular e melhorar a qualidade da produção científica nacional nessa área. Ao denominar este prémio com o nome do Dr. João Manuel Espregueira Mendes, pretendeu não só homenagear o primeiro coordenador da Secção, como manter presente o exemplo do médico que brilhantemente marcou a Ortopedia nacional. Inicialmente patrocinado pela firma Artur Salgado, o Prémio Dr. J.M. Espregueira Mendes é patrocinado desde 2004 pela firma Depuy- Johnson & Johnson
1997: Dr. Ricardo Varatojo
1998: Mestre Fernando Fonseca
1999: Não foi atribuído
2000: Dr. Alberto Monteiro
2001: Prof. José Carlos Noronha
2002: Prof. José Carlos Noronha
2003: Não houve trabalhos concorrentes
2004: Não houve trabalhos concorrentes
2005: A. Completo, J. A. Simões, F. Fonseca com o trabalho “Dor na extremidade da haste tibial na artroplastia do joelho e sua relação com efeitos de origem mecânica”