André Grenho, presidente da Sociedade Portuguesa de Infeção Osteoarticular (SPIO), marcou presença no Congresso da European Bone & Joint Infection Society (EBJIS) 2024, realizado em Barcelona, de 25 a 28 de setembro. O evento, descrito por André Grenho como “verdadeiramente inspirador”, refletiu a importância das discussões e descobertas partilhadas para o futuro do tratamento de infeções osteoarticulares.
O Pré-Congresso, com o tema “Conceitos básicos sobre terapêutica antimicrobiana e profilaxia para infeções em próteses articulares (PJI)”, deu início ao evento com debates valiosos. Segundo André Grenho, “foi uma sessão imprescindível para todos os que se dedicam ao tratamento de infeções”.
Ao longo do congresso, houve a apresentação de novas abordagens terapêuticas e debates sobre os primeiros resultados do ensaio Solario, que André Grenho considerou reveladores. “Estas novas ideias para o tratamento de infeções demonstram o progresso que estamos a alcançar nesta área”, afirmou, sublinhando a relevância das investigações em curso.
André Grenho expressou, ainda, a sua honra por ter sido eleito o novo Presidente do Comité de Delegados Nacionais. “Estou entusiasmado por trabalhar com este talentoso grupo e continuar o incrível trabalho iniciado por Christof Wagner. É uma oportunidade única para elevar a missão da EBJIS a um novo patamar, em todo o mundo!”, declarou.
O evento reforçou o compromisso da comunidade médica com a inovação e o avanço no tratamento de infeções ósseas e articulares, com impacto direto na prática clínica e na qualidade dos cuidados prestados aos doentes.