Congresso Nacional da SPOP: proatividade e participação contribuíram para o sucesso científico, pedagógico e social da iniciativa

O 12.º Congresso Nacional e as XXIX Jornadas de Ortopedia Infantil da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP) decorreram nos dias 18 a 20 de abril de 2024 na bela cidade minhota de Viana do Castelo.

O curso pré-congresso abordou os desvios axiais e rotacionais dos membros inferiores de um ponto de vista multidisciplinar, com principal enfoque do ponto de vista ortopédico, desde o fisiológico ao patológico e a sua metodologia terapêutica. Contou com um elevado número de participantes de diferentes áreas médicas e decorreu de uma forma descontraída e altamente pró-ativa.

Ainda no dia 18, decorreu um workshop sobre fraturas do cotovelo, apenas destinado a 20 participantes, tendo sido um momento de ensino e aprendizagem muito valorizado.

No 1.º dia do Congresso, durante a manhã, teve lugar a sessão “Tratamento Cirúrgico das Dismetrias e Desvios Axiais”, assim como a sessão de abertura também amplamente concorrida e com uma sala participativa, bem-disposta e dinâmica.

Durante a tarde, decorreu a mesa “O que há de novo em patologia da anca?”, que contou com a participação de dois convidados internacionais e ortopedistas portugueses com diferenciação em patologia da anca, constituindo mais uma sessão de elevada qualidade científica.

No 2.º dia do Congresso, o tema discutido foram as Fraturas do Cotovelo, contando para tal com uma plateia envolvida e palestrantes de diferentes hospitais transmitindo as suas experiências e conhecimentos.

Estiveram presentes cerca de 170 participantes de diferentes áreas médicas, e foram selecionados para apresentação como comunicação livre ou poster cerca de 70 trabalhos dos mais de 80 trabalhos enviados.

“A apresentação de comunicações livres e posters excedeu as expectativas, com a participação de trabalhos de numerosos hospitais, o que é altamente positivo pois a par da elevada qualidade científica das apresentações há cada vez mais Instituições a participarem nos congressos da SPOP”, explicou Mafalda Santos, presidente cessante da SPOP.

Mafalda Santos revelou, ainda, que a par do curso pré-Congresso e do Congresso, desta azáfama científica característica dos eventos, existiram momentos de confraternização e de lazer, nomeadamente o jantar do Congresso, que constitui um ponto de encontro e de convívio num ambiente amigável e acolhedor, apanágio da Sociedade.

“Não posso deixar de agradecer a todos os participantes a forma entusiástica, pró-ativa e participativa que contribuiu de forma inegável para o sucesso científico, pedagógico e social deste congresso, do qual a SPOP saiu mais rica, forte e unida”, concluiu.