Debate entre internos no Congresso da SPOT

Debate entre internos no Congresso da SPOT

07/11/2023

A Comissão de Internos da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (CISPOT) esteve presente no 42.º Congresso Nacional da SPOT.

A sessão incidiu na colocação hospitalar dos recém-especialistas, após o término da formação específica em Ortopedia, na perspetiva de um candidato.

“Desde o ano passado, deixou de haver concurso e os recém-especialistas começaram a candidatar-se diretamente às vagas dos hospitais onde pretendem trabalhar, pelo que é pertinente os internos perceberem como funciona o atual modelo”, explicou Diogo Catelas, coordenador da CISPOT na zona norte e interno do quarto ano de Ortopedia no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto. Estiveram presentes como oradores André Vinha, António Miranda, Joana Teixeira e Francisco Requicha.

Esta sessão terminou com um esclarecimento de dúvidas sobre o futuro da formação em Ortopedia e o exame final da especialidade, contando com os contributos de Nuno Diogo, presidente do Colégio da Especialidade de Ortopedia da Ordem dos Médicos (CEOOM), José Mesquita Montes, presidente cessante do CEOOM, e João Gamelas, presidente da SPOT.

“A participação ativa da CISPOT (Comissão de Internos da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia) no 42.º Congresso Nacional da SPOT (Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia) é fundamental na eficaz representação dos internos nos órgãos superiores, estabelecendo um elo direto com os colegas de internato e contribuindo para o fortalecimento da comunidade ortopédica em Portugal”, concluiu o coordenador.