Encontro Informal da SPOP promoveu discussão dinâmica entre especialistas da área da Ortopedia

Encontro Informal da SPOP promoveu discussão dinâmica entre especialistas da área da Ortopedia

No dia 20 de janeiro decorreu o Encontro Informal da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP), no Hospital de Santa Maria. No primeiro dos três encontros agendados para 2024, discutiram-se casos clínicos e partilharam-se ideias e opiniões sobre métodos de diagnóstico e tratamento. 

O encontro contou com a presença do Hospital Pediátrico de Coimbra, do Hospital da Figueira da Foz, do Hospital S. João, do Hospital de Gaia e do Hospital Dona Estefânia, entidades que têm mantido a dinâmica do funcionamento da área da Ortopedia infantil. A presença de hospitais de várias regiões surgiu como uma vantagem para o evento, garantindo uma pluralidade de vozes na discussão informal.

A plateia foi descrita por Graça Lopes como “jovem e ávida de aprender”. A responsável pela área de Ortopedia Pediátrica da Unidade Hospitalar Lisboa Norte – Hospital Santa Maria, acredita que “a capacidade de poder discutir de forma informal é uma excelente arma para aumentar as capacidades de encontrar soluções aplicáveis aos casos clínicos”.

O Encontro Informal contou, ainda, com a entrega de prémios financeiros para serem usados na frequência de um curso EPOS, para os melhores casos apresentados. Neste encontro, o primeiro prémio foi para a apresentação “Tratamento da Tuberculose Vertebral a Vários Níveis em Idade Pediátrica: A propósito de um caso clínico”, apresentada por Sara Carloto da Unidade Local de Saúde de Santa Maria. Já a menção honrosa foi para a apresentação “Quisto Ósseo Aneurismático da Coluna Dorsal: Desafio, diagnóstico e tratamento urgente” (João Cruz do Hospital Pediátrico de Coimbra).

As datas dos próximos Encontros Informais serão anunciadas no Congresso Nacional da Ortopedia Infantil, que terá lugar em Viana de Castelo, nos dias 18 a 20 de abril.