18/02/2025
O CUF Knee Meeting 2025 decorreu recentemente, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios e inovações no tratamento das patologias do joelho. O evento foi estruturado em quatro grandes temas e contou com a presença de palestrantes de renome, que partilharam a sua experiência clínica e científica. Entre os principais temas destacaram-se os desafios na instabilidade ligamentar, com debate sobre reconstruções multiligamentares, falhas na reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e avanços na reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior (LCP); os desafios na artroplastia do joelho, com foco nas artroplastias em joelhos com deformidade avançada, gestão de infeções peri-protéticas e revisões complexas; a instabilidade patelofemoral, explorando técnicas de reconstrução do Ligamento Patelofemoral Medial (LPFM), tratamento da displasia troclear e casos de reconstrução avançada; e a reabilitação e dor pós-cirurgia do joelho, abordando estratégias de reabilitação, controle da dor crónica e novas abordagens em analgesia.
O CUF Knee Meeting 2025 teve como principais objetivos fomentar a troca de conhecimento e experiência entre especialistas, apresentar e debater soluções para desafios clínicos complexos e promover uma abordagem pragmática e interativa, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, o evento permitiu a atualização dos participantes sobre as mais recentes inovações e técnicas no tratamento das patologias do joelho. Segundo Paulo Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Patologia do Joelho (SPEJ), sociedade afiliada da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) “a realização do CUF Knee Meeting 2025 foi fundamental para a comunidade médica e científica, proporcionando um espaço de partilha e atualização sobre os avanços no tratamento do joelho”. O evento também contribuiu para o aperfeiçoamento das práticas clínicas e, consequentemente, para melhores resultados nos tratamentos e na qualidade de vida dos doentes. “O formato interativo e pragmático do evento reforçou a sua relevância, incentivando a resolução de casos complexos com base na experiência dos especialistas presentes”, acrescentou.
O sucesso do CUF Knee Meeting 2025 evidencia a importância da contínua partilha de conhecimento e inovação na medicina, promovendo melhores cuidados para os doentes e evolução na área da Ortopedia.