III Congresso Luso-Brasileiro reforça parceria entre SPOC e SBOC

O III Congresso Luso-Brasileiro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo e XIV Congresso Norte-Nordeste de Ombro e Cotovelo, que decorreu nos dias 18 e 19 de abril, em Natal, foi fundamental para consolidar a relação que a Sociedade Portuguesa do Ombro e Cotovelo (SPOC) tem mantido com a Sociedade Brasileira do Ombro e Cotovelo (SBOC) nos últimos anos.

“A parceria iniciada há mais de três anos pela sinergia dos então presidentes das Sociedades (Prof. Dr. Luis Alfredo e Prof. Dr. Rui Claro) é reforçada nas várias atividades que as duas sociedades têm desenvolvido em conjunto, nomeadamente no Congresso Luso-Brasileiro, mas também na realização de fellowships de colegas brasileiros em Portugal e de portugueses no Brasil”, começou por explicar Diogo Silva Gomes, membro da direção da SPOC.

“Somos uma comunidade de língua portuguesa enorme que tem muito a retirar da experiência mútua nos diversos temas atuais da cirurgia do ombro e cotovelo, não só em termos clínicos, mas também organizacionais, nomeadamente ao nível da estrutura da SBOC”, disse.

Os objetivos foram amplamente cumpridos. A comitiva de 11 ortopedistas portugueses participou ativamente com diversas palestras, moderações e discussão de casos clínicos, numa reunião de alto teor científico e com uma organização de excelência por parte dos colegas brasileiros.

“O feedback que tivemos dos colegas brasileiros foi também ele excelente, realçando a partilha de experiência altamente diferenciada da comitiva portuguesa, enriquecendo muito a reunião”, concluiu.