Coluna

Todas as Hérnias Discais Lombares têm indicação cirúrgica?

A resposta é não. 

A maior parte das hérnias discais lombares são tratadas sem cirurgia. As indicações cirúrgicas clássicas são a dor ciática hiperálgica (que não cede à medicação) e/ou a falta de força no membro inferior.

Nos casos em que a dor ciática se prolonga no tempo, durante 4-6 semanas, e não cede ao tratamento não cirúrgico com medicação e fisioterapia, pode-se oferecer a cirurgia ao doente para tentar uma recuperação mais rápida.

A diminuição da estatura na terceira idade deve-se a que fenómeno?

Existem dois fenómenos associados à diminuição da estatura na terceira idade. Por um lado, ocorre como efeito secundário das múltiplas fraturas vertebrais que vão ocorrendo ao longo da vida, como consequência da osteoporose. 

Por outro lado, o envelhecimento da coluna também leva à perda de altura dos discos intervertebrais, que são estruturas que se encontram entre as vertebras e funcionam como pequenos amortecedores para absorção de cargas. Consequentemente essa perda de altura dos discos levam à perda de altura global do doente. 

As lesões neurológicas traumáticas, atualmente consideradas definitivas, poderão futuramente ser revertidas?

Vários trabalhos estão em curso no sentido de atingir esse objetivo. Contudo e, não obstante ser nossa convicção que a médio/ longo prazo tal poderá concretizar-se, não podemos ainda hoje oferecer essa possibilidade aos nossos doentes.

Revisão: Dr. Jorge Alves (2023)