João Espregueira-Mendes nomeado primeiro professor catedrático de Ortopedia da Universidade do Minho

15/07/2024

João Espregueira-Mendes foi recentemente nomeado Professor Catedrático de Ortopedia e Traumatologia da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM), um feito notável que o torna o primeiro a obter este título nesta área na instituição. “Foi com muita satisfação que recebi a notícia da minha nomeação como Professor Catedrático de Ortopedia e Traumatologia da Escola de Medicina da Universidade do Minho,” afirmou. “Em primeiro lugar, é um marco importante no culminar da minha carreira académica. Por outro lado, ser catedrático numa universidade com o prestígio nacional e internacional da Universidade do Minho é o concretizar de um sonho muitíssimo prestigiante.”

Sobre a nova etapa da sua vida, João Espregueira-Mendes refletiu: “As diversas escolas de Medicina do nosso país têm critérios e graus de dificuldade diferentes para ascender a catedrático e a nossa escola é das mais exigentes. Para ter uma ideia, com mais de 300 publicações, 147 entradas na Pubmed, 22 livros publicados, 90 capítulos, 700 conferências (em 52 países) e várias patentes, só agora atingi os critérios para catedrático. Encaro esta nova etapa com orgulho e com vontade de servir e ajudar. Com grande surpresa minha, fui sucessivamente presidente da SPOT (2004-2008), da ESSKA (2012-2014) e sou presidente eleito da ISAKOS (2025-2027), sendo o único português e a primeira pessoa a ocupar a presidência das duas sociedades: ESSKA e ISAKOS. Por tudo isto, sinto um grande entusiasmo em ter a oportunidade de promover e divulgar a qualidade científica de Portugal e da Ibero-latino-américa em todo o mundo.”

O agora professor catedrático expressou também a sua gratidão e expectativas para o futuro: “Neste momento, sinto muita necessidade de agradecer as oportunidades e a ajuda de todos aqueles (e são muitos) que acreditaram e me ajudaram neste percurso. O sentimento e a vontade é de ser cada vez mais enzima (a grande diferença é que as enzimas não se gastam nas reações…). Isto é, colocar-me à disposição dos mais novos, abrir portas, criar oportunidades e ajudar a promover carreiras promissoras dos muitos jovens que querem ser médicos, humanistas, querem publicar e fazer ciência de qualidade. Contem comigo para vos ajudar a fazer bem, fazer o bem e fazer por bem!”

A nomeação de João Espregueira-Mendes é um marco significativo para a Escola de Medicina da Universidade do Minho, reforçando o compromisso da instituição com a excelência académica e a inovação científica.