Jorge Mineiro: “Esperamos conseguir transmitir o correto manuseamento e preparação dos diferentes materiais disponíveis para imobilizações”

O Curso de Imobilizações Gessadas, subordinada ao tema “Um Dia na Sala de Gessos”, que se irá realizar no dia 20 de maio, na CUF Descobertas, conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

Jorge Mineiro, um dos coordenadores do curso, explicou que a realização de imobilizações com gesso é uma das práticas mais frequentes no contexto da Ortopedia e Traumatologia. Portanto, a ideia do curso surgiu exatamente pela constatação de que “cada vez menos se ensina a técnica de aplicação de imobilizações e de que tanto os enfermeiros como os médicos internos da especialidade de Ortopedia vão aprendendo sozinhos e à custa da tentativa/erro”.

“Sentimos, sobretudo, a necessidade formativa da parte de quem inicia a sua atividade na Ortopedia e Traumatologia e o que se pretende com este curso é ensinar os princípios básicos da confeção de imobilizações, alertar para as suas complicações mais frequentes e dar oportunidade aos alunos para treinarem várias técnicas de imobilização”, justificou.

Relativamente à escolha dos temas que serão abordados, o coordenador afirmou que a principal preocupação teve que ver com o facto de se privilegiar a componente prática, tendo sido reservado grande parte do tempo para a execução, por parte dos participantes, de diversas imobilizações dos membros superior e inferior, com recurso a diferentes materiais, tendo em conta as situações clínicas possíveis. 

“O que esperamos conseguir transmitir é o correto manuseamento e preparação dos diferentes materiais disponíveis para imobilizações. Um gesso é utilizado com o objetivo de imobilizar um membro que tem uma lesão osteoarticular, mas se não for colocado corretamente pode ser uma fonte de complicações e agravamento da dor”, concluiu Jorge Mineiro, revelando que é expectável que o curso se mantenha nestes moldes e que se venha a estender a outros contextos extra-hospitalares.