Caros Colegas,
No atual contexto científico, uma considerável parte da transmissão de conhecimento ocorre através de artigos científicos. Diversas sociedades têm modernizado e atualizado suas revistas científicas nos últimos anos, tornando-as atrativas, eficazes e competitivas. A SPOT conta com um número de membros superior ao de muitas dessas sociedades, além de uma produção científica significativa, o que a habilita a possuir uma revista científica de qualidade. Apesar do excelente trabalho dos anteriores editores da RPOT, que desempenharam uma função notável nessa área, foi considerado que o modelo organizativo da Revista Portuguesa de Ortopedia necessitava de ser reformulado, de forma a atender às atuais necessidades nesse campo em constante evolução.
Com o objetivo de trilhar um caminho seguro e de qualidade em direção a futuras indexações, os antigos números da RPOT estarão disponíveis online para consulta, e uma nova revista, a “Orthopaedic SPOT”, “parte do zero” em 2024. O novo sistema de submissão e publicação de artigos assemelha-se ao utilizado por outras revistas, sendo bastante acessível e confiável. A Revista apresenta uma estrutura organizativa completamente nova, com o mesmo Editor Chefe, uma Editora Adjunta (Dra. Francisca Pinho Costa), uma Editora Técnica (Dra. Helena Donato) e um secretariado dedicado à revista (Daniela Vieira).
Foram estabelecidos Editores de Secção em diferentes áreas (Traumatologia, Infeção, Medicina Regenerativa, Doença Articular Degenerativa, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Desportiva, Imagiologia, Doença Articular Inflamatória Crónica, Patologia da Anca, Patologia do Joelho, Patologia do Ombro e Cotovelo, Patologia do Punho e Mão, Patologia da Tíbio-Társica e Pé, Patologia da Coluna Vertebral, Ortopedia e Traumatologia Infantil, Tumores Ósseos e dos Tecidos Moles). O corpo de revisores da revista foi atualizado e ampliado para atender às diversas solicitações. As normas de publicação são claras e objetivas, permitindo a publicação de artigos em Português ou Inglês, conforme a preferência do autor. Novas tipologias, como “artigo – vídeo cirúrgico” ou artigos de “conceitos atuais”, foram introduzidas com o objetivo de aumentar o interesse na consulta da revista.
Acima de tudo, foram estabelecidos os alicerces para o futuro. O principal objetivo foi criar uma nova revista capaz de atender às necessidades atuais e colocá-la em funcionamento, de modo que os próximos Editor Chefe e órgão executivo da SPOT, tenham as condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento e a afirmação da revista no cenário científico nacional e internacional.
Cabe a todos nós participar neste projeto comum de forma a assegurar o seu sucesso.
Aguardamos as vossas submissões para fazermos, da nossa, uma grande revista…!
Saudações Ortopédicas,
João Torres
Editor Chefe da ORTHOPAEDIC – SPOT