“Os enfermeiros são basilares para a prestação de cuidados de saúde de excelência”

Cármen Queirós, enfermeiros prestação de cuidados de saúde

Cármen Queirós, presidente da Associação de Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia (AEPOT), apresentou a missão e objetivos da Associação, passando pelos desafios e estratégias implementadas. Revelou, ainda, os planos para o futuro e aproveitou para deixar uma mensagem a todos os enfermeiros.

Qual a missão e os principais objetivos da Associação de Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia (AEPOT)?

Cármen Queirós (CQ) – A missão da AEPOT passa por promover a excelência na prática da Enfermagem ortopédica e traumatológica em Portugal. Os nossos principais objetivos englobam a formação contínua dos enfermeiros, a investigação científica na área e a melhoria contínua dos cuidados prestados aos clientes.

Em que áreas e atividades a AEPOT está mais concentrada, atualmente?

CQ – De momento, estamos especialmente concentrados em áreas como a transição de cuidados, a ortogeriatria, a reabilitação ortotraumatológica e a inovação tecnológica em áreas como a telenfermagem e a cirurgia robótica. Assim, estamos a promover webinares, bem como cursos breves de imobilizações gessadas, e a organizar jornadas e conferências para a discussão e partilha de conhecimentos.

Quais são os principais desafios que a AEPOT identificou na área da Enfermagem ortopédica e de Traumatologia em Portugal? E quais têm sido as estratégias para superá-los? 

CQ – Um dos principais desafios que enfrentamos é a adaptação às novas tecnologias e práticas inovadoras. Para ultrapassar este desafio, estamos a investir em formação contínua e na promoção da evidência científica para atualizar as práticas de Enfermagem. A colaboração com outras instituições e a partilha de conhecimentos são, também, estratégias fundamentais.

Qual tem sido o impacto da AEPOT na melhoria dos cuidados ortopédicos e de Traumatologia em Portugal?

CQ – Acreditamos que a AEPOT pode ter um impacto significativo na melhoria dos cuidados ortopédicos e traumatológicos em Portugal, através da formação contínua dos enfermeiros e da promoção de práticas baseadas na evidência científica.

Qual é a importância da evidência científica na promoção de práticas de enfermagem mais eficazes na área ortopédica e traumatológica? Como a AEPOT está a promover esta integração?

CQ – A evidência científica é fundamental para assegurar que as práticas de Enfermagem sejam tão eficazes e seguras quanto possível. A AEPOT promove esta integração através da promoção e apoio a investigação, e na disseminação de novos conhecimentos e técnicas.

Como a AEPOT tem colaborado com outras instituições ou associações para melhorar a prática de enfermagem na área ortopédica e traumatológica?

CQ – A colaboração com outras associações como a SPOT e a Ordem dos Enfermeiros, assim como futuras parcerias com hospitais e escolas superiores de Enfermagem, são essenciais. Estas parcerias permitem a troca de conhecimentos, a partilha de melhores práticas e a promoção de investigações conjuntas. Como presidente da AEPOT, estou particularmente orgulhosa em destacar a nossa participação na International Collaboration of Orthopaedic Nursing (ICON). A ICON é a organização que reúne várias associações de Enfermagem ortopédica de todo o mundo, reforçando a partilha de conhecimentos e melhores práticas a nível global. As organizações que são membros da ICON incluem: AADO – China, AMON – Association of Maltese Orthopaedic Nurses, ANZONA – Australian and New Zealand Orthopaedic Nurses’ Alliance, AEPOT – The Association of Portuguese Nurses of Orthopaedics and Traumatology, CONA – Canadian Orthopaedic Nursing Association, FSOS – Association of Orthopaedic Nurses in Denmark, HKON/HKAON CHINA – Hong Kong Association of Orthopaedic Nurses, HONA – Hunan Orthopaedic Nursing Association, China, IONS – Irish Nurses and Midwives Organisation. Irish Orthopaedic Nurses’ Section, MONA – Malaysian Orthopaedic Nurses’ Association, NAON – National Association of Orthopaedic Nurses, USA, NFSO-NFS – The Norwegian Nurses Organisation’s Professional Interest Group of Orthopaedics, OSIS – Association of Orthopaedic Nurses in Sweden, OTHED – Association of Orthopaedic and Traumatology Nurses in Türkiye E SOTN – RCN Society of Orthopaedic and Trauma Nursing. A nossa participação na ICON permite à AEPOT não só contribuir com a nossa experiência e conhecimento, mas também aprender com as práticas e inovações de outros países. Esta colaboração internacional é crucial para a evolução da Enfermagem ortopédica e traumatológica em Portugal e em todo o mundo, promovendo o desenvolvimento contínuo da nossa profissão e melhorando os cuidados prestados aos clientes.

Quais os planos para o futuro? Quais as medidas ou iniciativas que a AEPOT planeia implementar para promover o desenvolvimento e consciencialização contínua na área de Enfermagem ortopédica e traumatológica em Portugal?

CQ – Pretendemos continuar a expandir as nossas atividades de formação, aumentar a nossa presença no cenário internacional da Enfermagem ortopédica e traumatológica e reforçar a investigação na área. Estamos também a trabalhar para aumentar a consciencialização sobre a importância do envolvimento dos enfermeiros com a associação, com vista à dinamização de um networking efetivo a nível nacional. Nesta linha estamos a organizar webinares, cursos de formação breve e workshops sobre temas relevantes para os enfermeiros que têm interesse nesta área, envolvendo-os, quer enquanto palestrantes, quer enquanto dinamizadores. Gostaríamos que sentissem que a AEPOT se constitui como um recurso potenciador da partilha e do encontro de experiências.

Quais é que considera serem os pontos a melhorar na associação?

CQ – Há sempre espaço para melhorias, nomeadamente ao alargamento da nossa base de membros. Estamos continuamente à procura de formas de aperfeiçoar a nossa oferta e impacto.

Que mensagem gostaria de partilhar com os enfermeiros ortopédicos e de traumatologia em Portugal? 

CQ – A minha mensagem é de orgulho e encorajamento. Os enfermeiros são basilares para a prestação de cuidados de saúde de excelência, continuem a procurar conhecimento, a inovar e a prestar os melhores cuidados aos nossos clientes, apesar das dificuldades e constrangimentos que todos reconhecemos no atual panorama. A AEPOT apoiará as iniciativas que julgarem necessárias, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados prestados aos clientes. Estamos comprometidos com a excelência e a inovação contínuas na enfermagem ortopédica e traumatológica em Portugal.