O Programa de Apoio ao Internato de Ortopedia (P.A.I.O.), organizado pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), realizou no dia 26 de setembro uma sessão dedicada à Anatomia Cirúrgica do Membro Superior. O evento decorreu entre as 19h00 e as 21h30, sendo moderado por Manuel Ribeiro da Silva, do Hospital CUF Porto.
A sessão iniciou-se com o contributo de André Pinho, da ULS S. João, que apresentou uma palestra sobre a Anatomia do Membro Superior, tendo o cuidado de “fazer uma abordagem correlacionando a parte das ciências básicas e a parte clínica de lidar com este tipo de cirurgias há muitos anos”.
De seguida, Manuel Ribeiro da Silva apresentou as vias de abordagem cirúrgica deltopeitoral e anterolateral do úmero, e Diogo Silva Gomes, do Hospital CUF Descobertas, trouxe à discussão as vias de abordagem cirúrgica da omoplata e da parte posterior do úmero. “A posterior do úmero é uma via que cada vez mais usamos no nosso dia a dia para fazer osteossínteses”, explicou o especialista.
Por sua vez, Carlos Maia Dias, do Hospital da Luz Torres de Lisboa, focou-se nas vias de abordagem cirúrgica do cotovelo, tema de grande relevância para a prática ortopédica, e Vítor Vidinha, da ULS S. João, discutiu as vias de abordagem cirúrgica do antebraço, punho e mão, complementando assim as várias áreas anatómicas em debate.
O tratamento das lesões tendinosas foi abordado por Carolina Baptista, do Hospital da Luz Lisboa, e Pedro Negrão, do Hospital CUF Porto, encerrou as apresentações ao discutir as lesões nervosas e as respetivas abordagens cirúrgicas.
O evento terminou com um momento de reflexão entre palestrantes e público, onde se retomaram várias temáticas abordadas ao longo da sessão, contribuindo para o enriquecimento do percurso formativo dos internos de Ortopedia.