Pedro Varanda assume a coordenação da Comissão dos Diretores de Serviço da SPOT

21/08/2024

Pedro Varanda foi recentemente nomeado Coordenador da Comissão dos Diretores de Serviço da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), assumindo uma posição de grande responsabilidade e importância no panorama nacional da especialidade.

“A Comissão dos Diretores de Serviço da SPOT foi criada pela atual Direção da SPOT no sentido de promover um diálogo mais próximo entre as Direções de Serviço (DS) de todo o país, públicas e privadas, para partilhar problemas comuns e, principalmente, na procurade soluções transversais”, explicou Pedro Varanda. “É um grande desafio e uma responsabilidade coordenar esta comissão, mas que encaro com otimismo e enorme expectativa, pois entendo que podemos ser uma mais-valia para a Ortopedia e Traumatologia nacional.”

O mandato de Pedro Varanda terá a duração de dois anos, durante os quais pretende aproximar as diversas Direções de Serviço do país e criar um espaço de discussão amplo e livre. “Apesar de sermos um país relativamente pequeno, o contacto entre as várias DS é muito local, quando muito regional, mas muito raramente, se alguma vez, nacional”, observou. Destacou, ainda, a importância de uma maior articulação entre as realidades do sector público e privado: “A articulação entre estas duas realidades pode ser melhorada e proveitosa para ambas.”

Entre as primeiras medidas já implementadas, Pedro Varanda destacou a criação de um grupo de WhatsApp que tem funcionado como uma plataforma para a troca de ideias e soluções. “Estou a preparar neste momento uma comunicação a todos os DS no sentido de perceber quais os problemas mais prementes para cada um. Pretendo estabelecer uma escala de prioridades sobre a qual nos devemos debruçar nos próximos dois anos”, revelou.

O novo coordenador também planeia analisar os diferentes modelos de gestão e partilhar protocolos entre instituições, enfatizando a importância da investigação e ensino no campo da Ortopedia. “Vamos tentar trazer alguma luz sobre todos estes aspetos”, afirmou.

Apesar dos desafios que se avizinham, Pedro Varanda mostra-se confiante: “As constantes mudanças nas políticas e formas de governação, a escassez de recursos, financeiros e humanos, tornam a tarefa de dirigir um Serviço, já de si difícil, muito complexa. Entendo sempre que a partilha de conhecimento é vantajosa para todos os envolvidos, pelo que acredito que esta Comissão irá desenvolver um trabalho que pode melhorar muito o futuro da Ortopedia.”