Pierre Chambat, in memoriam

Pierre Chambat

Existem ortopedistas que mesmo não tendo exercido o seu mister em Portugal foram influentes e determinantes na Ortopedia e nos ortopedistas portugueses. Pierre Chambat foi um deles, discípulo de Albert Trillat e Henri Dejour foi um dos grandes nomes da escola leonesa de cirurgia do joelho e grande embaixador da ortopedia francesa.

Durante o período de maior fulgor académico e clínico, nomeadamente na década de 90 do século passado e primeira década deste século, foi procurado por muitos ortopedistas portugueses para ampliar os seus conhecimentos e formação, nomeadamente na área da patologia do joelho, que o levou a presidir à ESSKA na viragem do século e à Comissão Médica da Federação Francesa de Ski.

Possuidor de personalidade marcante, mas igualmente de uma grande clareza e rigor de exposição, contribuiu para a formação de muitos dos destacados ortopedistas “joelhistas” nacionais quer nas próteses quer na área da cirurgia de reconstrução ligamentar e multi-liigamentar do joelho, onde Pierre Chambat se destacava pela experiência que adquirira com médico ligado ao Ski.

Lutando há alguns anos contra a doença, Pierre Chambat deixou o nosso convívio em 6-2-2024 aos 80 anos.

Resta-nos agradecer os seus brilhantes ensinamentos que tanto ajudaram alguns ortopedistas nacionais no tratamento da patologia do joelho.

Bem-haja Pierre Chambat! Merci!

Fernando Fonseca