09/04/2025
A cidade francesa de Toulouse foi palco, entre os dias 2 e 4 de abril, de uma marcante presença portuguesa no congresso da European Paediatric Orthopaedic Society (EPOS). Com uma comitiva de 23 elementos, Portugal esteve representado por várias instituições ligadas à Ortopedia pediátrica, numa demonstração de união, excelência científica e projeção internacional.
Um dos grandes destaques foi a intervenção da equipa do Hospital Pediátrico de Coimbra, com duas comunicações orais, um E-poster, três palestras e três moderações de comunicações científicas. Além disso, a equipa integrou o júri dos prémios EPOS nas categorias de Melhor Comunicação Oral, Melhor Comunicação de Ciência Básica e Melhor E-poster.
Também merecem referência a presença ativa de Cassiano Neves, membro envolvido da EPOS, e. Mónica Thussing, que desempenhou funções como moderadora na sessão de comunicações dedicadas à área do desporto.
A Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP), sociedade afiliada da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) terá um papel ainda mais relevante no seio da EPOS nos próximos anos, com a nomeação de Inês Balacó para o cargo de Councillor no Executive Committee (2025-2028) e de Cristina Alves como Chair do EPOS Education Committee (2025-2028). Maria Pia Monjardino foi, igualmente, admitida como membro do grupo de estudo de Doenças Ósseas Metabólicas da EPOS.
Para coroar esta representação notável e reforçar o papel de Portugal no panorama europeu da ortopedia pediátrica, foi anunciada a vitória da cidade do Porto como sede do Congresso da EPOS em 2028, superando as candidaturas de Birmingham e da Lituânia. Um feito histórico que resultou de uma candidatura sólida e do reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido em território nacional.
A SPOP e a SPOT estão de parabéns, assim como toda a comunidade ortopédica nacional. Portugal prepara-se, assim, para receber a EPOS 2028 com empenho, ambição e espírito de equipa.
“Somos uma grande equipa e vamos todos trabalhar para o sucesso da EPOS Porto 2028!”, referiu Graça Lopes, presidente da SPOP.