Portugal recebe primeiro curso exclusivo sobre patologias do cotovelo

Elbow Course for Residents and Young Surgeons, Portugal recebe primeiro curso exclusivo sobre patologias do cotovelo

No próximo dia 24 de novembro, a sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, será palco do “Elbow Course for Residents and Young Surgeons”. Este curso, organizado pela Unidade do Ombro e Cotovelo do Hospital CUF Descobertas, visa preencher uma lacuna formativa no panorama médico nacional.

O curso, que conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), abrangerá desde conceitos básicos, como anatomia, biomecânica, exame objetivo, vias de abordagem cirúrgicas, até à abordagem sistemática, do diagnóstico ao tratamento, das patologias mais comuns do cotovelo. Diogo Silva Gomes, da Unidade do Ombro e Cotovelo do Hospital CUF Descobertas e um dos coordenadores do curso, destaca a importância de fornecer ferramentas práticas para o dia a dia dos participantes, visando melhorar as técnicas de tratamento destas patologias.

O coordenador do curso destaca que a patologia do cotovelo “é uma área ainda um pouco cinzenta, por muitos desvalorizada, que tem despertado cada vez mais interesse e entusiasmo no seu estudo e melhoria das soluções terapêuticas, nomeadamente nos ortopedistas mais jovens. São escassos os cursos exclusivos sobre patologia do cotovelo a nível europeu e em Portugal este é o primeiro a ser organizado.”

No final do curso, médicos especialistas e internos de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação estarão equipados com conhecimentos teóricos e ferramentas práticas para abordar sistematicamente as patologias mais frequentes no cotovelo.

Saiba mais sobre este evento aqui.