Primeira sessão online da 4.ª Edição do InOrtopedia decorre com sucesso

07/03/2025

A 4.ª edição do InOrtopedia – Curso de Introdução à Ortopedia arrancou com a sua primeira sessão online, reunindo especialistas de renome para partilhar conhecimento com os futuros ortopedistas. O evento, que decorreu na manhã do dia 1 de março, proporcionou uma abordagem abrangente sobre a especialidade, incluindo a estrutura da formação, recursos de estudo e experiências profissionais.

A sessão teve início às 9h00, com a apresentação de João Diogo Silva (ULS Região de Leiria), que deu as boas-vindas aos participantes e introduziu o programa do curso. De seguida, Nuno Diogo, Presidente do Colégio da Especialidade de Ortopedia, abordou o funcionamento do Colégio de Ortopedia da Ordem dos Médicos.

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) marcou presença, através da representação de Paulo Felicíssimo, que partilhou informações sobre a instituição e o Programa PAIO. João Afonso Martins (ULS São João) apresentou a CISPOT, e Cassiano Neves, ex-presidente da EFORT (2011-2012), trouxe uma perspetiva internacional sobre a Ortopedia.

Após um breve intervalo, retomou-se com a apresentação do programa de formação do internato de Ortopedia e do Exame Teórico, conduzida por Nuno Diogo. André Vinha (ULS Médio Ave) forneceu dicas valiosas sobre como elaborar um currículo científico e cirúrgico, seguido de Daniela Linhares (ULS São João), que indicou os melhores recursos para estudo durante o internato.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre cursos e congressos na área, graças à intervenção de Emanuel Homem (Hospital Pediátrico de Coimbra). A partilha de experiências foi um dos momentos mais enriquecedores da sessão, com os testemunhos de Duarte Sousa (ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde), que ofereceu a sua visão como recém-especialista, e de Daniel Bernardino (ULS Estuário do Tejo), que apresentou a perspetiva de um interno.

O encerramento contou com uma abordagem à realidade dos serviços de Ortopedia, com a participação de Francisco Guerra Pinto (Hospital Ortopédico de Sant’Ana), que falou sobre os serviços de Nível 1, e de Sérgio Figueiredo (ULS Região de Leiria), que explicou o funcionamento dos serviços de Nível 2.

A sessão inaugural do InOrtopedia 2024 destacou-se pela riqueza de informação e pela interação entre especialistas e futuros ortopedistas, marcando um início promissor para esta edição do curso.