A primeira fase do processo eleitoral de 2025-2026 da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), referente à receção das listas candidatas, terminou no passado dia 9 de setembro. Este processo eleitoral inclui as eleições para a Sociedade Portuguesa do Ombro e Cotovelo (SPOC) e para as Secções da Anca, Biomecânica, Coluna, Punho e Mão, Tornozelo e Pé, e Tumores do Aparelho Locomotor.
As listas candidatas para o biénio 2025-2026 já estão definidas. Para a direção da SPOC, a lista é encabeçada por Nuno Sevivas, como presidente, acompanhado por Diogo Silva Gomes, secretário, e Inês Pedro, tesoureiro. Os vogais serão Bárbara Campos, Ana Inês, Bernardo Nunes e Diogo Lacerda. Para a Assembleia Geral, a lista inclui Nuno Gomes como presidente, e os vogais Eduardo Carpinteiro e Nuno Ferreira.
Na Secção da Anca, a candidatura é liderada por André Sarmento como coordenador, Filipe Oliveira como tesoureiro, e os vogais Jorge Cruz de Melo, Fernando Leal e Sérgio Gonçalves. A Secção de Biomecânica apresenta João das Dores Carvalho como coordenador, Francisco Flores Santos como tesoureiro, e Pedro Jordão como vogal. Para a Secção de Coluna, a lista candidata é composta por Eduardo Mendes como coordenador, Artur Teixeira como tesoureiro, e Nuno Lança como vogal.
Na Secção do Punho e Mão, Vítor Vidinha é o candidato a coordenador, Pedro Falcão a tesoureiro e Marta Santos Silva a vogal. Na Secção do Tornozelo e Pé, a lista inclui Marta Gomes como coordenadora, Manuel Resende Sousa como tesoureiro, e João Pedro Teixeira e João Caetano como vogais. Para a Secção de Tumores do Aparelho Locomotor, Vânia Oliveira apresenta-se como coordenadora, Joaquim Soares de Brito como tesoureiro e Ruben Fonseca como vogal.
A convocatória para a Assembleia Eleitoral será enviada no início de outubro, e os membros votantes destas estruturas receberão todas as instruções sobre como proceder à votação, que será realizada exclusivamente por via eletrónica.