Programa de Apoio ao Internato de Ortopedia promove debate sobre abordagens cirúrgicas da coluna

O primeiro webinar sobre Anatomia Cirúrgica de Coluna, subordinado ao Programa de Apoio ao Internato de Ortopedia (P.A.I.O.), e organizado pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), realizou-se no dia 19 de setembro, sob a moderação de Eduardo Mendes, do Hospital CUF Viseu.

A sessão teve início com uma introdução à importância das abordagens cirúrgicas da coluna vertebral. “Pretendemos com esta comunicação perceber que tipo de abordagens temos disponíveis para cada uma das áreas da coluna”, frisou o moderador.

O primeiro especialista a apresentar foi Alfredo Carvalho, da ULS Cova da Beira, que explorou as abordagens cirúrgicas da coluna cervical, tanto pela via anterior quanto pela posterior, esclarecendo as situações onde se deve recorrer a estas opções.

De seguida, Miguel Varzielas, da ULS Viseu Dão-Lafões, partilhou a sua experiência sobre as abordagens cirúrgicas da coluna dorsal. “À semelhança da coluna cervical, as vias torácicas também vão depender da localização da patologia. Aqui as comorbilidades do doente são um fator de decisão, principalmente quando estamos a considerar uma via que viola o tórax, com algum impacto no pós-operatório. A região envolvida, podendo ser necessária uma estabilização mais robusta ou não anteriormente, também condiciona a via, assim como a experiência e preferência do cirurgião”, recordou o orador.

Por fim, Eduardo Mendes interveio tendo por base a abordagem detalhada à coluna lombar, focando-se igualmente nos acessos anterior, lateral e posterior, não deixando de salientar a importância da multidisciplinariedade. “As vias de abordagens são complexas e por vezes é necessária a ajuda de outras especialidades”, afirmou.

O evento terminou com uma sessão de debate, na qual foram discutidas questões práticas e teóricas, proporcionando um espaço de aprendizagem e troca de experiências para os profissionais de Ortopedia presentes.