Dra. Mafalda Santos
(Presidente 2022-2024)
Prezados Colegas,
É com imenso prazer e alegria que venho em meu nome e da minha Direção dirigir-vos algumas palavras sobre este primeiro ano do nosso mandato (muita coisa foi realizada, mas muito mais há para realizar).
Foi para nós uma honra, mas também uma grande responsabilidade aceitar este desafio de dar continuidade aos trabalhos realizados pelas direções anteriores, começando pelas direções da SEOI cujo Sr. Dr. Mesquita Montes foi um dos grandes mentores, ao qual se sucederam outros grandes nomes da Ortopedia Infantil Nacional e finalizando na Direção anterior pela capacidade demonstrada em se adaptar de forma pronta e organizada às condicionantes da pandemia Covid-19. O trajeto do nosso grupo é longo, árduo mas prestigiante e… esperamos estar à altura dos nossos antecessores e do seu legado e da confiança depositada por todos vós.
O trabalho tem sido diversificado, intenso e direcionado em vários campos, sendo o principal objetivo a promoção da Ortopedia Pediátrica em todas as suas vertentes. No sentido de sensibilizar e promover a Ortopedia Pediátrica em todas as regiões do país mesmo as mais remotas, organizámos 2 Encontros Informais, um em Braga e outro em Cascais e levamos o V Meeting Ibérico ao Peso da Régua, tendo os 2 últimos atingido números recordes de participantes e de trabalhos recebidos… o que demonstra a repercussão e aceitação dos nossos eventos. Na mesma linha de ação, o 11º Congresso Nacional da SPOP decorreu na Covilhã e o próximo será em Viana do Castelo, promovendo laços de cooperação entre as diferentes Instituições e mesmo laços de amizade entre os congéneres no sentido de maior partilha de conhecimentos e experiências para um melhor desempenho no tratamento e acompanhamento das nossas crianças.
Um dos objetivos fundamentais da SPOP é privilegiar o contato não só com ortopedistas e outros profissionais de saúde, mas também e principalmente com pais, professores, educadores… em suma com o público em geral e em particular, com todos aqueles que no dia a dia lidam com as crianças e contribuem para o seu bem-estar; neste sentido vai ser publicada a 4ª newsletter, em que o tema a ser desenvolvido (Trauma escolar: problemas e prevenção) tem essa particularidade muito especial. Nesta linha de atuação apresentámos uma nova forma de comunicação da nossa sociedade, o SPOPCAST, já com duas emissões.
Uma das nossas preocupações é, sem dúvida, conseguir manter e mesmo melhorar a qualidade de formação em Ortopedia Infantil e assim lançámos mão de outra forma de formação, nomeadamente os cursos hands–on da SPOP, tendo sido realizado um com grande aceitação e estamos a fazer diligências no sentido de continuarmos com esta iniciativa.
Os últimos anos têm sido de grande revitalização no fortalecimento das relações da SPOP com a SEOP, SOFOP e EPOS. Continuando o trabalho realizado pelas direções anteriores e com os olhos postos no futuro, irá ser encetado um projeto de realização do I Congresso Internacional SEOP/SPOP para junho de 2025, em Santiago de Compostela, que constituirá um reforço de laços de cooperação entre as 2 sociedades que tantos pontos têm em comum. Propomos continuar a trabalhar com afinco, dedicação e empenho de forma aberta e inclusiva, resguardando os ensinamentos dos nossos antecessores, mas perspetivando o futuro, com o objetivo de dignificar a Ortopedia Infantil Nacional promovendo a Excelência no tratamento e prestação de cuidados assistenciais da criança e seus cuidadores.
Corpos Sociais da SPOP 2022-2024
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2020-2022
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2018-2020
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2016-2018
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2020-2022
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2020-2022
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2018-2020
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
Corpos Sociais da SPOP 2016-2018
Direcção
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal
A SPOP é a evolução da SEOI (Secção para o Estudo de Ortopedia Infantil da SPOT), que em Outubro de 2015, na Assembleia Geral da SPOT, passou a sociedade afiliada.
No passado dia 11 de Março de 2016, em Braga, durante as Jornadas de Ortopedia Infantil, realizaram-se as primeiras eleições para os corpos sociais da SPOP, para o biénio 2016-2018.
Sob a égide do Serviço de Ortopedia do Hospital de Crianças Maria Pia, constituído à altura pelos Drs. Corte Real, Mesquita Montes, Lino Ferreira, desaparecido prematuramente e Vieira Coelho, foram organizadas as primeiras Jornadas de Ortopedia Infantil, em Março de 1980 - Espinho e mais tarde no Vimeiro e em Miramar.
A criação da S.E.O.I. tem o seu início em 10 de Maio de 1983, quando é divulgada aos sócios da SPOT a Proposta de Regulamento da Secção de Ortopedia Infantil, assinada pelo Dr. Artur Corte Real.
Mais tarde, a 15 de Outubro de 1983, na Assembleia-Geral Extraordinária da SPOT, reunida no Anfiteatro do Instituto dos Altos Estudos Militares, foi criada Secção de Ortopedia Infantil sendo nomeado coordenador o Dr. Artur Corte Real.
Estava então criada a primeira Secção da SPOT, com o objetivo de promover o “Ensino, Divulgação e Investigação” do Aparelho Locomotor da Criança.
Ao Dr. Corte Real sucederam como coordenadores os Drs. Pacheco Mendes, Mesquita Montes, Jorge Seabra, Carlos Martins, novamente Mesquita Montes, Gabriel Matos e Gilberto Costa.
Desde a sua fundação tem a SEOI organizado importantes reuniões científicas, com especial destaque para as suas Jornadas Nacionais.
Em 1993 com o especial empenhamento do Dr. Mesquita Montes, têm inicio os Ciclos de Formação em Ortopedia Infantil, sendo concluído o 2º Ciclo em 2002. Estes Cursos de Formação, tinham lugar paralelamente às Jornadas Nacionais, constituindo precioso auxiliar na preparação dos nossos internos, a quem se destinavam.
Continuando a sua ação de formação, em 1995 iniciaram-se os Seminários de Imagiologia do Aparelho Locomotor da Criança e a partir de 1997, começaram as Reuniões Informais de Ortopedia Infantil, por vários Hospitais espalhados pelo país.
Em 2003, foram organizadas com o precioso empenho do Dr. Jorge Seabra, as primeiras Jornadas dirigidas aos novos Países de expressão Portuguesa. Tiveram lugar em Mindelo – S. Vicente e constituíram um êxito assinalável.
Também nas relações internacionais a SEOI, alargou os seus horizontes, com a ligação institucional regular à EPOS (Sociedade Europeia de Ortopedia Infantil), e a participação como fundador na IFPOS (Federação Internacional das Sociedades de Ortopedia Infantil). Juntamente com o GEOP e o GETOI ( grupos francês e espanhol de Ortopedia Infantil, participou em Paris - Novembro de 2002 numa reunião conjunta, de êxito assinalável. Regularmente vários membros da SEOI participam nas reuniões internacionais dessas sociedades.
Este ano e em conjunto com todas as Secções da SPOT, a SEOI abdicou da realização das suas Jornadas Nacionais. Tal facto devesse à atribuição ao nosso país da organização do Congresso da EFORT, cujo Presidente foi o Dr. Cassiano Neves, ao mesmo tempo Presidente da STOT. Por esse motivo
o Congresso Nacional vai ser “ O Congresso das Secções” subordinado aos temas “Controvérsias” e “O que há de novo”.
No próximo ano, estão já anunciadas as Jornadas Nacionais a decorrer em Caminha, tendo como tema as “Dismetrias dos Membros Interiores” e um Work-Shop sobre “Fixadores Externos em Ortopedia Infantil.
É pois com um misto de passado brilhante, e um futuro claramente prometedor que se apresenta à Sociedade Médica Portuguesa a mais antiga e ao mesmo tempo uma das mais dinâmicas Secções da Sociedade Portuguesa de Ortopedia.
21-07-2005
Gilberto Costa
Prémio SPOP para o Melhor Artigo de Ortopedia Infantil
Ir para páginaSPOP-EPOS Mesquita Montes Fellowship
Ir para páginaBolsa Acuña-Fombona e SPOP
Ir para páginaPrémio Biomarin Melhor Comunicação Oral SPOP
Ir para páginaPrémio Biomarin Melhor Comunicação Oral SPOP
Ir para página