Realizado evento pioneiro de cirurgia ao vivo na área da patologia do ombro

Realizado evento pioneiro de cirurgia ao vivo na área da patologia do ombro

O @Live Porto Shoulder Meeting, que decorreu entre os dias 26 e 27 de janeiro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, foi o 1.º evento realizado em Portugal de cirurgia ao vivo na área da patologia do ombro, tendo sido unanimemente considerado um enorme sucesso.

Organizado pela Unidade do Ombro da Unidade Local de Saúde de São João, as transmissões realizaram-se para o Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo permitido uma intensa troca de experiências e conhecimentos.

“A 1.ª edição do @Live Porto integrou experientes cirurgiões de Norte a Sul do País, nomeadamente os Drs. António Cartucho, Eduardo Carpinteiro, Pedro Costa e eu próprio, que efetuaram cirurgias artroscópicas e artroplásticas, perante uma assistência de mais de 120 ortopedistas”, explicou o Prof. Manuel Gutierres, cirurgião ortopédico e um dos organizadores do evento.

Paralelamente, foram apresentados vídeos demonstrativos de técnicas cirúrgicas tendo terminado com um film festival, em que foi votado o melhor vídeo apresentado e que será submetido à revista Orthopaedic SPOT.

“A elevada participação atesta o interesse que este modelo formativo, com cirurgia em direto, despertou e que nos motiva a repetir a sua realização a cada dois anos”, concluiu.

A SPOT deu o patrocínio científico, tendo o seu presidente, João Gamelas, marcado presença no evento.