Segunda edição do Master the Technique promete avanços na cirurgia artroscópica do ombro

A nova edição do Master The Technique By SHOULDER.PT – SCR + Tendon Transfers é um curso avançado “hands-on” de cirurgia artroscópica, agendado para 28 de setembro de 2024. O curso ocorre durante um dia e está dividido em duas componentes: durante a manhã no Salão Macau da Fundação Oriente, em Lisboa, terá lugar uma sessão teórico-prática, onde serão discutidas presencialmente quatro técnicas artroscópicas diferentes de tratamento de roturas irreparáveis da coifa dos rotadores – a reconstrução capsular superior artroscópica com autoenxerto de fáscia lata colhido de forma minimamente invasiva, a transferência do trapézio inferior, a transferência do grande dorsal, e a reconstrução capsular superior utilizando a longa porção do bicipite braquial – através da apresentação de vídeos em modo re-live das técnicas, com apresentação e discussão com os participantes acerca das indicações e partilha de truques e dicas. Durante a tarde seguir-se-á a componente prática de treino em especimens cadavéricos no Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa que consistirá no treino pelo participante da técnica selecionada sob a supervisão do respetivo faculty: o Dr. Thibault Lafosse, de França, a supervisionar o treino da transferência artroscópica do grande dorsal que publicou; o Dr. Abdulilah Hachem, de Espanha, a supervisionar o treino da transferência do trapézio inferior que publicou; a Dr.ª Ana Catarina Ângelo ou a Prof.ª Doutora Clara Azevedo a supervisionar o treino da reconstrução capsular superior com autoenxerto de fáscia lata colhido de forma minimamente invasiva da coxa homolateral que publicaram; e ainda o Prof. Doutor Carlos Maia Dias a supervisionar o treino da reconstrução capsular superior com tendão do bicípite braquial.

Os objetivos do evento são ambiciosos e claros: proporcionar discussão e treino em cadáver de técnicas artroscópicas avançadas de tratamento das roturas irreparáveis da coifa dos rotadores. Um dos principais focos é desmistificar a técnica de colheita minimamente invasiva de autoenxerto de fáscia lata, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de treino com o apoio dos próprios autores da técnica original.

Destinado a ortopedistas com experiência em artroscopia do ombro, o curso promete enriquecer o arsenal cirúrgico dos participantes, permitindo-lhes aperfeiçoar ou adicionar técnicas avançadas de tratamento às suas habilidades.

No final da iniciativa, os participantes devem sair com um domínio aprimorado das quatro técnicas artroscópicas abordadas, incluindo a reconstrução capsular superior com autoenxerto de fáscia lata, transferência do trapézio inferior, transferência do grande dorsal e reconstrução capsular superior com tendão do bicípite braquial.

Clara Azevedo e Ana Catarina Ângelo, membros da comissão organizadora, deixaram uma mensagem de incentivo para todos os participantes, enfatizando a oportunidade única de aprendizagem e interação que o curso oferece. Com um grupo seleto e a proximidade com a faculty, os participantes podem esperar uma experiência enriquecedora e transformadora no campo da cirurgia artroscópica.