02/06/2025
O auditório do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, recebeu dois encontros organizados pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT): a reunião da Comissão dos Diretores de Serviço de Ortopedia e uma sessão do Grupo de Estudo dos Modelos Organizacionais e de Gestão (GEMOG).
Em formato híbrido, a reunião da Comissão dos Diretores de Serviço, contou com a atualização dos três grupos de trabalho atualmente ativos — Referenciação do Traumatismo Vertebro-Medular, Traumatismo Pediátrico e Uniformização de Protocolos e Consentimentos — e a preparação da próxima reunião que terá lugar no Congresso Nacional da SPOT, a 7 de novembro. Foram ainda debatidos temas como os Centros de Responsabilidade Integrada (CRI), o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), a produção adicional e os sistemas de avaliação médica.
Seguiu-se a reunião do GEMOG, sob o tema “O ortopedista e o Serviço de Urgência: Onde estamos agora e onde queremos estar em 2035”. Coordenado por Acácio Ramos e Pedro Dantas, o encontro promoveu uma reflexão aprofundada sobre a evolução organizacional da urgência ortopédica em Portugal, os desafios atuais e perspetivas para o futuro.
O programa arrancou com uma análise histórica e o impacto dos recursos humanos, seguindo-se comparações internacionais com intervenções de especialistas estrangeiros. Já o terceiro bloco abordou os desafios regionais e demográficos, com um encerramento marcado pela apresentação de contributos para o planeamento estratégico da urgência ortopédica em Portugal.
Com estas iniciativas, a SPOT continua a promover a colaboração entre profissionais de Ortopedia, com o objetivo de melhorar os cuidados prestados aos doentes.