Sessão da APFISIO destaca importância da colaboração entre a Ortopedia e a Fisioterapia

Sessão da APFISIO destaca importância da colaboração entre a Ortopedia e a Fisioterapia

A sessão da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO), que integrou o 42.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), teve lugar na sala J. Paiva Chaves, das 14h30 às 16h30 e das 17h00 às 19h00, no dia 4 de novembro.

De acordo com Ricardo Dias, Fisioterapeuta coordenador da mesa, a reflexão surge para “promover e demonstrar que a colaboração e partilha de conhecimentos entre a Medicina e a Fisioterapia é essencial para oferecer os melhores cuidados ao paciente e otimizar os outcomes clínicos, não clínicos e de satisfação do paciente”. Neste sentido, a mesa procurou enfatizar o papel essencial do Fisioterapeuta numa reabilitação efetiva, eficaz, eficiente e centrada na pessoa, e assim mostrar que “a Fisioterapia é uma mais-valia para a Ortopedia” e que o “Ortopedista é uma mais-valia para o Fisioterapeuta”.

A sessão consistiu em vários momentos de preleção por parte de Fisioterapeutas e Ortopedistas, tanto individualmente como em conjunto. Os temas abordados vão desde a reflexão sobre o papel da equipa multidisciplinar, até à apresentação de casos clínicos e exemplos práticos e positivos da dinâmica de ambos em diferentes âmbitos. Também foram apresentados temas atuais e relevantes como a prevenção de lesões e a especialização precoce do atleta.

“No final da mesa APFISIO, é claro para os presentes que o trabalho multidisciplinar e colaborativo é essencial e com impacto positivo direto e significativo nos resultados e que existem exemplos de sucesso em Portugal que devem ser replicados e adotados a nível nacional”, terminou Ricardo Dias.

Mais informações em https://congresso.spot.pt/