08/11/2024
No 43.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia, teve lugar a sessão “Literacia financeira – Investimento e risco”, que reuniu especialistas para discutir temas essenciais sobre planeamento financeiro. A sessão contou com a participação de Carlos Maia Dias, coordenador da Secção de Ombro e Cotovelo da SPOT, e Valdemar Duarte e Rui Grenho, representantes da AGEAS.
Foi enfatizada a importância da literacia financeira para a segurança e estabilidade a longo prazo. Destacou-se que investir tempo na compreensão de conceitos financeiros é crucial para garantir uma gestão eficiente do património.
Também foi abordada a relação entre investimento e risco, sublinhando a importância de escolhas informadas e da diversificação como estratégias para mitigar riscos. Além disso, a sessão focou-se na necessidade de uma abordagem personalizada ao planeamento financeiro, tendo em conta as diferentes fases da carreira dos profissionais de saúde.
A sessão foi marcada por uma interação ativa com a audiência, que levantou questões sobre os desafios enfrentados na gestão financeira pessoal e as melhores práticas para alcançar objetivos de investimento a longo prazo.