23/07/2024
A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) anunciou a criação da sua Comissão de Ética, uma iniciativa liderada por Fernando Fonseca. Esta decisão, que surge como uma resposta aos desafios atuais, foi formalizada na Assembleia Geral de 24 de junho de 2023.
“A criação de uma Comissão de Ética é, nos dias que correm, um imperativo legal, social e de credibilidade institucional”, afirmou Fernando Fonseca, destacando a importância desta nova estrutura para a SPOT. A proposta para a criação da comissão partiu da Direção da SPOT e foi prontamente aprovada pelos membros durante a Assembleia Geral.
As funções da Comissão de Ética estão claramente delineadas no regulamento aprovado na mesma altura. Entre as principais responsabilidades estão a emissão de pareceres de índole ética solicitados pela Direção da SPOT, pelos Órgãos Sociais da SPOT ou pelo Conselho Consultivo da SPOT. Estes pareceres são essenciais na atribuição de prémios, bolsas, e apoios científicos ou financeiros para projetos e atividades de desenvolvimento e investigação nas áreas da Ortopedia e da Traumatologia em Portugal.
“Pretende-se que no futuro as atividades científicas, desenvolvidas no âmbito da SPOT, os apoios a bolsas de investigação cumpram as normas de ética, respeito pela dignidade humana e a leges artis em vigor”, reforçou Fernando Fonseca.
A criação da Comissão de Ética é um passo significativo para assegurar a integridade e a credibilidade das iniciativas promovidas pela SPOT, contribuindo para um ambiente de transparência e responsabilidade na investigação e prática da Ortopedia e Traumatologia em Portugal.