SPOT homenageada no Congresso da SBOT 2024

02/09/2024

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) será a nação homenageada no Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que se realiza este ano, de 14 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro, reforçando a ligação entre as duas entidades e destacando a qualidade do trabalho desenvolvido por ortopedistas portugueses. Portugal terá uma forte representação no evento, liderada pelo presidente da SPOT, João Gamelas, acompanhado pelo ex-presidente da SPOT e atual presidente da Comissão de Ética, Fernando Fonseca. Também estarão presentes Afonso Ruano, presidente do Conselho Fiscal da SPOT, e diversos especialistas portugueses que irão partilhar o seu conhecimento em conferências de alto nível.

Entre os palestrantes da SPOT no congresso destacam-se: Vânia Oliveira, com o tema “Cirurgia tumoral pélvica”, João Freitas, que abordará “Grandes reconstruções com endomegapróteses e com aloenxertos ósseos”, Miguel Marta, com a palestra “Desvendando o enigma: fraturas atípicas”, e António Miranda, que falará sobre “Situação mundial da evolução das fraturas de fragilidade no idoso, a osteoporose e o impacto das medidas de prevenção a nível económico e social”. Além disso, André Grenho irá discutir “A importância da sistematização na suspeita de infeção de artroplastias” e “A abordagem ortoplástica para a osteomielite e infeção relacionada com fraturas”, enquanto Inês Pedro apresenta “Utilização da longa porção do bicípite nas roturas da coifa: The biceps killer a biceps user”. Jorge Cruz de Melo abordará a “Artroplastia total do quadril. Bilateral simultâneo por via anterior – mais de 100 pacientes. O que aprendemos”, a Inês Balacó tratará de “Opções no tratamento de tumores ósseos malignos em idade pediátrica”, e o Nuno Brito falará sobre “Lesões da sindesmose”.

Este reconhecimento da SPOT no congresso da SBOT sublinha a relevância da Otopedia portuguesa no cenário internacional. A homenagem, além de celebrar o trabalho da SPOT, proporciona uma oportunidade para fortalecer laços e partilhar conhecimentos entre ortopedistas de Portugal e do Brasil, contribuindo para o avanço da especialidade em ambos os países.