SPOT junta-se a ortopedistas espanhóis para debater cirurgia da anca, joelho e pé

SPOT junta-se a ortopedistas espanhóis para debater cirurgia da anca joelho e pé

13/11/2023

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) marcou presença no 60.º Congresso da Sociedad Española de Cirugía Ortopédica y Traumatología (SECOT), em Salamanca, realizado a 27, 28 e 29 de setembro.

“É com muito agrado e orgulho que vejo a SPOT, tal como vários internos e especialistas portugueses, representados no congresso SECOT, pela sua figura maior, João Gamelas. Sentimos, assim, um grande apoio e manifestação de interesse em elevar o patamar da Ortopedia em Portugal com esta partilha de experiências com colegas estrangeiros. O intercâmbio de ideias é sempre bem-vindo e poderá, no futuro, trazer benefícios em relação à organização de eventos e iniciativas partilhadas entre Portugal e Espanha”, começou por referir Nuno Matos Silva, interno no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, que esteve presente no Congresso.

Deste modo, no segundo dia da iniciativa, a SPOT dinamizou uma sessão dedicada à artroscopia da anca no espaço periarticular, com moderação de Ana Castel Oñate e Jorge Cruz de Melo. Nesta mesa foi possível debater o tratamento dos tumores benignos na anca e espaço periarticular, com o contributo de Jorge Cruz de Melo.  Seguiu-se Fernando Ferreira Leal com o tratamento endoscópico da patologia dos isquiotibiais e Miguel Pádua com o tratamento endoscópico da síndrome do espaço glúteo profundo. Por sua vez, Sérgio Rodriguez Gonçalves abordou o impacto da prótese total da anca no psoas e Mafalda Marques Pinto Oliveira Reis o tratamento endoscópico da patologia trocantérica.

Ainda no mesmo dia, João Gamelas teve oportunidade de participar na atividade dedicada às experiências hispano-americanas na cirurgia do joelho, onde o foco da sua intervenção assentou nas técnicas cirúrgicas para a insuficiência do aparelho extensor, associada à artoplastia total do joelho.

No dia seguinte, a participação da SPOT sobressaiu numa mesa sobre patologia do pé.

“O congresso da SECOT é uma oportunidade valiosa para explorar os conhecimentos que o nosso país vizinho tem para partilhar, tanto do ponto de vista teórico como na vertente das técnicas cirúrgicas e avanços tecnológicos. Para além disso, como interno da especialidade de Ortopedia, abre-nos portas para o desenvolvimento do nosso currículo científico e proporciona momentos de convívio que nunca serão esquecidos”, concluiu Nuno Matos Silva.