SPOT relança Campanha “Não Caia Nisso” com caminhada no 43.º CNOT

09/11/2024

No âmbito do 43.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) promoveu uma caminhada simbólica inserida na campanha “Não Caia Nisso”. A iniciativa marcou o relançamento desta campanha anual de sensibilização, cujo objetivo é prevenir quedas na população sénior, um dos principais fatores de risco para fraturas ósseas graves.

“A prevenção de quedas em idosos é uma necessidade nacional urgente”, afirmou João Gamelas, presidente da SPOT, durante o evento. “As quedas são responsáveis por cerca de 40 mil fraturas ósseas todos os anos em Portugal, com um impacto devastador na qualidade de vida dos idosos, muitas vezes comprometendo a sua autonomia e, infelizmente, marcando o início de uma trajetória de declínio físico e psicológico.”

Este evento simbólico foi o ponto de partida para o novo formato da campanha “Não Caia Nisso”, que procura alcançar uma audiência ainda maior, utilizando novos meios de comunicação e envolvendo mais protagonistas.

A caminhada foi um sucesso e o pontapé de saída para a fase seguinte da campanha, que culminará em 2024, com novas ações de sensibilização. “Queremos que esta seja uma campanha verdadeiramente impactante, que ajude a salvar vidas e a preservar a autonomia dos nossos idosos”, concluiu João Gamelas.

Com esta nova edição da “Não Caia Nisso”, a SPOT reafirma o seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população sénior, procurando reduzir de forma significativa o número de quedas e fraturas, e melhorar a qualidade de vida dos idosos em Portugal.