28/08/2024
A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) vai relançar a Campanha “Não Caia Nisso”, uma iniciativa pública anual que tem como objetivo sensibilizar e prevenir quedas na população sénior.
“As quedas no idoso são a causa de cerca de 40 mil fraturas ósseas anuais em Portugal, com um impacto direto e gigantesco a nível económico e psicológico nos indivíduos, condicionando, também, um forte compromisso da sua qualidade de vida, capacidade funcional, autonomia e sobrevivência. A queda e a fratura, representam, muitas vezes, o fim ou o princípio do fim. A prevenção das quedas no idoso é, portanto, uma necessidade nacional!”, explicou João Gamelas, presidente da SPOT.
Para muitos idosos, a queda seguida de fratura pode representar o início de uma trajetória de perda de independência ou mesmo o início de um fim trágico. A prevenção das quedas no idoso é, por isso, vista pela SPOT como uma necessidade nacional urgente.
A Campanha “Não Caia Nisso” foi inicialmente lançada há oito anos pela SPOT, com uma forte divulgação a nível nacional, especialmente na imprensa escrita, contando desde o início com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o alto patrocínio da Presidência da República.
No ano passado, a SPOT decidiu reformular a campanha, de forma a preparar uma nova edição para 2024, repensando os conteúdos e potenciando os canais de divulgação, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o envolvimento dos parceiros.
Agora, a SPOT relança a Campanha “Não Caia Nisso” com um novo formato, incluindo mais protagonistas e explorando novos meios de comunicação, de forma a chegar a um público mais vasto e a sensibilizar um maior número de pessoas para a importância da prevenção das quedas na população idosa.