SPOT reúne com DGS

A pedido da SPOT, realizou-se no dia 7 de fevereiro uma reunião com a Direção Geral de Saúde.

A reunião realizou-se com a Prof.ª Carla Pereira, responsável pela divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da DGS, estando a SPOT representada pelo Dr. Acácio Ramos e pelo presidente da direção.

O objetivo da reunião era reforçar as relações institucionais e manifestar o interesse e a disponibilidade da SPOT para uma cooperação mantida com a DGS.

A proposta lançada pela SPOT foi a atualização das normas de orientação clínica relacionadas com a prevenção do tromboembolismo em Ortopedia e a criação de uma nova norma nacional sobre a gestão dos antiagregantes e anticoagulantes no peri-operatório que permita uma uniformização das práticas em todo o país, à luz da melhor evidência científica.

As ideias foram bem acolhidas pela DGS que nos lançou o desafio de sustentar uma proposta para a formação de um grupo de trabalho na DGS para a criação de Percurso Clínico (Clinical Pathway) para as fraturas da extremidade superior do fémur que inclua estas e outras temáticas.

A SPOT elaborou esse documento, com a colaboração do Dr. Acácio Ramos e da Dr.ª Helena Temido, colega Internista com grande experiência nesta área, que já fez chegar à DGS, aguardando-se o desenvolvimento deste processo.