SPOT traz as lesões da coluna a debate no “23rd European Congress of Trauma and Emergency Surgery”

No dia 29 de abril, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) vai participar no 23rd European Congress of Trauma and Emergency Surgery, com a organização de uma mesa-redonda.

A discussão da mesa-redonda terá como ponto de partida o tema “Spinal Trauma – patient management – how I do it?”. De acordo com Jorge Alves, que desempenhará o papel de moderador nesta conversa, a escolha do tema deveu-se à relevância e complexidade das lesões da coluna, condição que representa um fardo significativo para a sociedade devido às suas consequências físicas, emocionais e económicas.

“As lesões na coluna resultam, frequentemente, em limitações severas na mobilidade e autonomia dos pacientes, exigindo adaptações estruturais, equipamentos especializados e cuidados de saúde de longo prazo. Além disso, as consequências psicossociais, como a perda de emprego, isolamento social e impacto nas relações familiares, também tendem a ser relevantes. A partilha de diferentes abordagens e experiências práticas na gestão dos doentes com traumatismos da coluna pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do atendimento e dos resultados para os pacientes”, explica.

O evento “23rd European Congress of Trauma and Emergency Surgery” é promovido pela ECTES, uma sociedade científica europeia de renome, e realizar-se-á em Portugal. A participação da SPOT no congresso permitirá a criação de pontes entre as duas sociedades científicas e de parcerias de colaboração institucional. Além disso, possibilitará a partilha de conhecimentos, experiências e a promoção de networking entre os membros da SPOT e da ECTES.

Assim, a iniciativa permitirá uma discussão entre profissionais de saúde sobre as melhores práticas na gestão do paciente e incentivará a uma aprendizagem e inovação contínua.