Webinar da AEPOT discutiu projetos dirigidos à pessoa com artroplastia na transição de cuidados

Dando cumprimento a um dos desideratos da AEPOT, relacionado com a promoção de encontros técnico científicos e difusão de conhecimento e estudos científicos, foi apresentado no dia 5 de abril, o 2.º webinar da AEPOT, subordinado ao tema “Projetos dirigidos à pessoa com artroplastia na transição de cuidados”, o qual contou com 251 participantes.

“Os objetivos a que se propôs este webinar foram atingidos ao divulgar projetos de interesse na área e, por conseguinte, proporcionar a partilha de conhecimentos e experiências, onde ficou evidente os ganhos em saúde decorrentes da ação do enfermeiro especialista em Enfermagem de reabilitação nas pessoas após artroplastia da anca e joelho”, explicou Paula Rocha, moderadora do webinar, Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSViseu) e membro da AEPOT.

Gina Monteiro, enfermeira da ULS da Guarda apresentou o Projeto Habilitar, e Ana Margarida Abrantes, enfermeira da ULS do Alto Alentejo, apresentou o Projeto R(Enf)Abilita, ambos dinamizados nos Serviços de Ortopedia das respetivas instituições. Foi apresentado de forma detalhada o enquadramento e contextualização dos mesmos, salientando-se as intervenções desenvolvidas e os resultados, com tradução na melhoria da independência e recuperação funcional dos doentes, e consequentemente na sua qualidade de vida.

“O webinar obteve um feedback muito positivo por parte dos participantes, enaltecendo a importância da implementação de projetos desta natureza, com o intuito de dar uma resposta mais adequada, de qualidade e em proximidade, com o doente, família e comunidade, aspetos extraordinariamente importantes no contexto de transição de cuidados”, concluiu Paula Rocha.

A partilha destes projetos evidenciou a importância de colocar a pessoa no centro dos cuidados e as disciplinas do saber e os profissionais de saúde em seu redor de forma a melhorar a tomada de decisão e as respostas em saúde.